Prevenção do desperdício alimentar

O Projeto da RBES (Rede de Bufetes Escolares Saudáveis) promoveu no passado dia 9 de dezembro, uma atividade no bar dos alunos sobre a prevenção do desperdício alimentar, com a participação dos alunos da turma 9 do 8º ano.

A atividade consistiu na confeção de um empadão de frango com as sobras da refeição do dia anterior (arroz, frango cozido, brócolos, cenoura e couve flor), adicionando cebola, especiarias, azeite, ovos e queijo ralado.

Os alunos ficaram extremamente entusiasmados e interessados na ação. Apreciaram muito o sabor apurado da refeição que obtiveram e valorizaram o objetivo principal da iniciativa que era evitar o desperdício de alimentos dando-lhes «uma nova vida».

Considera-se desperdício alimentar as perdas que ocorrem em qualquer uma das fases da cadeia alimentar, da produção ao consumo, e que implicam que os alimentos não cumpram o propósito para o qual foram produzidos, isto é, não sejam consumidos.

Estima-se que em Portugal sejam desperdiçados anualmente mais de 1 milhão de toneladas de alimentos que dariam para alimentar as 360 mil pessoas que passam fome no nosso país.

Todos os anos são enviadas para o lixo 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos a nível mundial. Este desperdício gera um custo de 600 mil milhões de euros; contribui para o aumento das emissões de gases com efeito de estufa; provoca a diminuição das reservas de água potável e tem impacto na biodiversidade do planeta. Efeitos muito negativos para a sustentabilidade do planeta e para a economia global.

Com esta atividade pretendeu-se que os alunos tenham consciência da gravidade do desperdício alimentar e contribuam para a sua redução.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: