Uma viagem, uma partilha!

No passado dia 02 de junho, a turma 11 do 9.º ano teve um encontro online de Professores e Alunos, membros do projeto do eTwinning “Educar para a Sustentabilidade do Oceano”, via Zoom.

Cada membro deste projeto teve a oportunidade de apresentar o seu barco de origami e a sua mensagem. Estes barcos em origami foram construídos num workshop dinamizado pelo Clube OFMatic. Por sua vez, as mensagens, todas elas diferentes, tinham um objetivo comum, mostrar a importância que o oceano tem para cada um de nós. No caso da turma 11, as mensagens encontravam-se relacionadas com conteúdos abordados nas aulas. Assim, alguns dos exemplos apresentados neste encontro foram mensagens com versos da obra Os Lusíadas, de Luís de Camões, bem como dos poemas “Mar Português” e “O Mostrengo”, de Fernando Pessoa, com referência aos “Descobrimentos portugueses” e a curiosidades matemáticas, relacionadas com a temática do “Mar”. Estes barcos em origami “viajaram” até aos Açores, Portugal Continental e passaram também pela Turquia, regressando à Madeira com mais riqueza, conhecimento e muitas histórias para guardar no coração e partilhar com emoção.

No final deste encontro fez-se uma reflexão sobre aquilo que o Oceano nos dá e sobre o que lhe podemos dar. Assim, este momento foi deveras importante e permitiu-nos constatar que temos um longo caminho pela frente, mas vontade, entusiasmo e ideias não nos faltam. Boa viagem!