Palestra “Importância do pequeno-almoço e dos lanches”

No âmbito do projeto RBES, nos dias 16 e 23 de novembro, nas salas 3.6 e 3.5 respetivamente, as nutricionistas Sara Freitas e Vanessa Andrade vieram à escola com a finalidade de alertar os alunos das turmas 8 e 9 do 6º ano para a importância do pequeno-almoço e dos lanches.

Durante a noite, enquanto dormimos, passamos várias horas sem comer, mas os nossos órgãos continuam a trabalhar e por esta razão ocorre uma descida da glicose no sangue (hipoglicemia). Caso o nível de glicose no sangue não seja reposto, com um pequeno-almoço equilibrado, pode ter como consequências: fraqueza; dores de cabeça; quebra no rendimento físico e intelectual; diminuição da capacidade de resposta e de reflexos, o que pode levar a um maior risco para ocorrência de acidentes de trabalho ou de viação nos adultos.

É importante consumir um pequeno-almoço equilibrado para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, que regulam o apetite; para a manutenção de um peso adequado e para repor a energia fornecendo os nutrientes necessários para o organismo trabalhar durante todo o dia.

As crianças e adolescentes que ingerem regularmente o pequeno-almoço apresentam benefícios adicionais ao nível da atenção, concentração, memória e desempenho escolar.

Para quem acorda sem apetite é importante estimulá-lo, ao longo de vários dias, até que se torne uma rotina. É fundamental tomar o pequeno-almoço antes de sair de casa.

Um pequeno-almoço equilibrado deverá conter uma peça de fruta, uma fonte de hidratos de carbono fornecida pelo pão, de preferência integral, ou por uma taça de cereais com pouco açúcar adicionado e um lacticínio como o leite ou iogurte.

Coordenadores do projeto RBES.