Plantas aromáticas na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço

Entre os dias 6 e 10 de dezembro, no auditório da escola, as turmas de 9.º ano (6 a 11) assistiram à palestra intitulada “A importância das plantas aromáticas na alimentação humana” pelo orador Juan Silva, biólogo do Museu de História Natural do Funchal.

No âmbito do subdomínio “Os benefícios da alimentação mediterrânica” ministrado na disciplina de Ciências Naturais, as turmas puderam usufruir desta palestra onde tomaram conhecimento sobre as plantas condimentares e a sua importância na confeção de alimentos e de bebidas conferindo-lhes certos aromas, cores e sabores que os tornam mais atrativos e mais apetitosos. As ervas aromáticas são uma importante fonte de redução do consumo do sal e/ou açúcar. Desde a Antiguidade que o ser humano as utiliza e, atualmente, continuam a ser essenciais na gastronomia de cada país, pois constituem excelentes aliadas na alimentação humana pelo seu valor nutricional, uma vez que são fornecedoras de proteínas, fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos.

Durante a palestra, os alunos puderam ver, tocar e cheirar diversas plantas, nomeadamente a salsa, o funcho, a hortelã e a hortelã de leite, a erva-príncipe, a salva, entre outras. Este foi um momento bastante gratificante e, no fim, ficou uma dica – para não perderem o seu aroma e sabor, as ervas frescas devem ser adicionadas após a cozedura, enquanto as ervas secas, podem ser adicionadas no início da cozedura, devido à sua elevada resistência a altas temperaturas.