As Profissões

Ao longo do presente ano letivo as turmas 1, 2, 3, 4 e 5, do 9.º Ano, desenvolveram os projetos interdisciplinares denominados “As profissões: os profissionais”.

Culminando com o projeto interdisciplinar “As profissões: Jornadas das Profissões e Feira das Escolas Profissionais”, na Oficina de Aprendizagem Interdisciplinar, com o contributo de todas as disciplinas, em parceria com o Serviço de Psicologia e Orientação.

Ao longo do ano e integrado nas atividades do projeto “As profissões: os profissionais”, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras com profissionais de diferentes áreas, fizeram visitas de estudo a espaços laborais (Farmácia do Caniço e Banco), investigaram sobre contributo de cada disciplina em cada profissão e qual o percurso escolar a seguir para exercer determinada profissão. Todo este trabalho culminou com a colaboração na organização da semana denominada “As profissões: Jornadas das Profissões e Feira das Escolas Profissionais”, entre os dias 3 e 6 de maio, sendo esta a atividade final do projeto.

As jornadas subdividiram-se em dois grandes momentos: mesas temáticas com profissionais de diferentes áreas, onde os oradores partilharam experiências profissionais e percursos escolares, e a “Feira das Escolas Profissionais” onde os alunos puderam conhecer as ofertas formativas de escolas profissionais da RAM, como também tiveram a oportunidade de falar com alguns profissionais.

Todas as atividades do projeto foram uma mais-valia para alunos e Encarregados de Educação, no sentido de auxiliar numa tomada de decisão mais consciente e responsável para um percurso escolar e profissional de sucesso.

Um agradecimento especial a todos os que se disponibilizaram a partilhar as suas experiências, percursos escolares e profissionais e aos parceiros, os quais foram imprescindíveis para que este projeto se concretizasse.

Serviço de Psicologia e Orientação

Equipa Pedagógica 9, 9.º ano

Links dos trabalhos dos alunos:

As profissões_TEXTO by Marlene Silva – Flipsnack