Conhecer a Floresta Laurissilva

No passado dia 13 de junho, os alunos das turmas 6, 7, 8, 9 e 10 do oitavo ano, acompanhados pelos docentes da equipa oito visitaram o Ribeiro Frio no âmbito do projeto interdisciplinar “Conhecer a Laurissilva”.

O Projeto partiu da disciplina de Ciências Naturais e teve como objetivo trabalhar as áreas protegidas e perceber a importância da Floresta Laurissilva como Reserva da Biosfera da UNESCO. Estas reservas são zonas protegidas que incluem ecossistemas característicos do local onde se estabelecem, onde se privilegia o uso sustentável dos recursos naturais e onde se monitoriza pesquisa, se desenvolvem questões de educação ambiental e se gerem os ecossistemas incluídos na reserva.

Os alunos efetuaram um trabalho prévio que constou de uma pesquisa em equipa sobre a Floresta Laurissilva e as espécies que predominam neste local. Localizaram geograficamente a zona do Ribeiro Frio (local da visita de estudo), apresentaram as pesquisas realizadas, alargando, deste modo, o seu conhecimento sobre novas espécies, discutiram a importância desta Floresta e elaboraram slogans para preservação e proteção deste ecossistema.

No Ribeiro Frio, tivemos a colaboração do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), com o Guarda Florestal Nelson que nos elucidou sobre algumas plantas e animais que ali têm o seu habitat, assim como os cuidados a ter para proteger a Laurissilva. Após esta explicação, fomos convidados a visitar os tanques de criação de trutas, onde pudemos ver o desenvolvimento desta espécie a partir da desova.

Seguidamente, os alunos efetuaram uma recolha fotográfica sobre algumas espécies estudadas, que foi utilizada na construção de uma apresentação virtual sobre a visita, assim como nas atividades de algumas disciplinas.

Na caminhada para o miradouro dos balcões, continuamos com o registo fotográfico de plantas e aves, sobretudo, dos tentilhões e das paisagens caraterísticas que este percurso nos oferece.

Após a visita de estudo ao Ribeiro Frio, a equipa deslocou-se ao Parque Florestal do Montado do Pereiro para um almoço convívio e, posteriormente, realizar uma prova de orientação. A prova teve como principais objetivos promover a socialização entre as várias turmas, bem como a interdisciplinaridade. A partir da temática central – a Laurissilva – fora construído um pequeno questionário com o contributo das diversas disciplinas, que serviu de mote para efetivar a prova de orientação bem como para a concretização deste projeto interdisciplinar.

Margarida Baptista e Teresa Silva