Os Green Chefs da EB23 do Caniço

No âmbito do projeto interdisciplinar “Alimentando Ideias” e do projeto eTwinning “Green is Healthy”, a turma 2 do 8.ºano esteve a trabalhar em Cidadania e Desenvolvimento o tema da Alimentação Saudável.

A DECO JOVEM lançou o desafio “Green Chef 7” que foi logo aceite pela turma. Neste desafio pretende-se que os jovens tenham um papel ativo no combate ao desperdício alimentar, confecionando receitas culinárias a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos. No final, os alunos devem produzir vídeos criativos de todo o processo desenvolvido.

A turma foi dividida em 5 equipas que rapidamente deitaram mãos à obra. O ingrediente “Pão” tinha de fazer parte das receitas a confecionar. As receitas escolhidas foram as seguintes: Croutons, Pudim de Pão, Quiche de Pão de Forma, Pizza de Pão Velho e Tortilha de Sobra de Pão. Desde a pesquisa, listagem de ingredientes, passando pela confeção foi uma experiência super divertida e deliciosa. Na disciplina de português os alunos escreveram frases alusivas ao não desperdício alimentar que constam no vídeo final criado por cada equipa.

Todas as receitas foram confecionadas no Bar dos Alunos da Escola. Um agradecimento à Escola pela oportunidade e em especial às funcionárias do Bar dos Alunos pela prontidão e colaboração em todas as etapas deste processo.

Maria Garapa e Inácia Pacheco