Ação de sensibilização: “Distúrbios Alimentares na Adolescência!”

Os alunos das turmas 2, 8, 9 e 10 do 8º ano foram convidados a assistir, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, uma ação de sensibilização orientada pela nutricionista Drª. Alison Jesus.

No âmbito da temática “Distúrbios Alimentares na Adolescência!”, com o propósito de alertar os jovens para a importância desta nas suas vidas, bem como, a importância que a mesma tem no seu desenvolvimento psicossocial.

Normalmente, os distúrbios alimentares manifestam-se na adolescência devido às mudanças drásticas a nível físico, social e emocional que envolvem a família e o ambiente escolar nesta faixa etária.

Aproximadamente 90% dos casos diagnosticados pertencem a mulheres jovens, contudo, o número de rapazes adolescentes que sofrem desta doença tem vindo a aumentar drasticamente.

diagnóstico precoce, assim como a terapia adequada, pode prevenir consequências futuras maiores. O acompanhamento multidisciplinar é imprescindível e abrange profissionais de várias áreas, nomeadamente psicólogos, psiquiatras e nutricionistas.

A Anorexia nervosa, Bulimia nervosa, Binge Eating Disorder (BED), são os distúrbios alimentares mais conhecidos e frequentes, embora existam muitos outros.

Assim, as professoras de Inglês de 8º ano, no âmbito do tema “Healthy Eating” (Alimentação Saudável) que está a ser trabalhado nas línguas estrangeiras, convidaram a oradora supracitada com o intuito de alertar os jovens para um problema crescente na nossa sociedade.

Os alunos estiveram muito atentos e rendidos às várias informações e relatos transmitidos pela preletora, e no final, colocaram várias questões relativas ao tema.