Projeto “Escola Cultural”

Final Feliz para o projeto de cinema

Alunos do 9.º ano concluíram, com sucesso, o projeto de cinema iniciado no 7.º ano. O projeto CineCanas deixou uma marca indelével no percurso escolar de vários alunos promovendo a criatividade, autonomia e o espírito crítico.  Ao longo de três anos de dedicação e empenho, os alunos do projeto mergulharam não só no universo do…

Teatro na Escola

Nos passados dias 12, 13 e 14 de junho, a Área e Modalidade de Teatro, composta por professores e alunos de diferentes anos letivos, da Escola Básica 2º e 3º Ciclos do Caniço, apresentaram 4 peças de Teatro, em vários lugares distintos como sala de aula 3.8, Auditório da escola e Assembleia Regional Legislativa da…


A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço iniciou, no ano letivo 2016/2017, um projeto cultural, designado de Escola Cultural, nas áreas de Música, Dança, Teatro, Expressão Plástica e Educação Literária. Pretendeu-se envolver os alunos que mostrassem interesse, vontade e talentos a desenvolver.

O Caniço é uma área suburbana, densamente povoada, com um crescimento demográfico único no país nas últimas décadas e a nossa escola é frequentada por mais de mil alunos dos 5.º aos 9.º anos de escolaridade, contudo as ofertas nas áreas artísticas e culturais são muito poucas. E são muitos os alunos que pretendem desenvolver as competências nestas áreas, mas têm de deslocar-se ao Funchal.

A escola, nos anos letivos anteriores, já oferecia a um pequeno grupo de alunos um currículo articulado no ensino da música, em parceria com o Conservatório. Havia também alguns pequenos projetos na escola nestas áreas, mas foi necessário ganhar estrutura e dimensão.

Assim, o Conselho Executivo, no ano letivo 2016/2017, tomou esta iniciativa no sentido de colmatar a fraca oferta cultural existente no Caniço.

Os alunos de 5.º ano têm sido o público-alvo, sem esquecer todos os outros que demostrem interesse em frequentar estas oficinas de artes. Alguns alunos que foram para as escolas secundárias e profissionais do Funchal têm continuado ligados ao projeto. Não são excluídos os adultos, sejam eles docentes, não docentes e pais.

As grandes dimensões de intervenção do projeto:

1 – Construir um auditório ao ar livre que crie e proporcione as condições mínimas à realização de espetáculos culturais. Neste momento já está construído, mas falta a cobertura.

2- Fundar núcleos/grupos artísticos nas áreas acima referidas.

Acreditamos que é pela arte e pela cultura que criamos gerações de homens e mulheres mais cultas, mais humanas e formamos melhores pessoas e melhores cidadãos e melhores sociedades.

Os principais objetivos do projeto:

– Oferecer aos alunos e à comunidade educativa do Caniço a oportunidade para experimentar e desenvolver competências nas diferentes áreas culturais;

– Despertar interesses e vocações no domínio das artes e comunicação;

– Integrar a arte e a cultura no currículo informal do aluno.

Tem sido, também, nosso intuito dar aos alunos que querem seguir as artes, bases para que possam mais facilmente integrar cursos profissionais em instituições específicas para o efeito. Estabelecer protocolos com este tipo de instituições é também uma mais-valia para o projeto tendo em conta que podem proporcionar experiências positivas de metodologias de trabalho e conhecimentos que favoreçam o interesse dos nossos alunos e os estimule a seguir um caminho de acordo com os seus talentos.

Temos tido alunos a frequentar os cursos de Teatro/Música e Dança no Conservatório- Escola da Artes, bem como alunos que seguiram as artes plásticas.

O primeiro trabalho que envolveu todas as áreas artísticas, mais de uma centena de alunos e mais de uma dezena de professores foi o espetáculo de Natal “Uma aventura de Natal”.

As principais atividades desenvolvidas ao longo destes 7 anos foram:

– Espetáculos de Natal (realizados anualmente);

Espetáculo alusivo aos 20 anos da escola;

EncontrARTE, evento organizado pelas três escolas do 2.º e 3.º Ciclos e Secundária do Concelho de Santa Cruz, que pretende promover o espírito de equipa e a cooperação entre as três escolas, juntar esforços, valorizar o bom trabalho e mostrá-lo à Comunidade;

– Noite de Fado;

Performances e intervenções artísticas de professores e em aberturas de anos letivos, jantares de escola e eventos culturais;

Apresentação de trabalhos das diversas áreas artísticas do projeto (em conjunto ou isoladamente) nas Cerimónias do Dia da Escola, Hastear das Bandeiras Eco Escolas e Escola Azul, Noites Culturais, Semanas da Educação Artística, Festas do Concelho de Santa Cruz, Jornadas Pedagógicas, Concursos, Exposições e outros Eventos Culturais.

Atualmente

O Projeto congrega as áreas: Teatro, Dança, Cordofones, Rock, Coro, Flautas, Música tradicional, Expressão plástica, Cinema e Canal Escola- TV Canas.

Up ↑

%d bloggers like this: