Parlamento Jovem

Projeto Parlamento Jovem Regional

Ao longo deste ano letivo, a nossa escola participa na XXIII Edição do Projeto Parlamento Jovem Regional subordinado ao tema “Saúde Mental nos Jovens”. Os “deputados’’ Gustavo Gama, Ana Catarina Dias e Martim Teixeira do 9º9, Madalena Samões do 9º10 e a jornalista Ana Isabel Castro do 9º9, representam a escola.

Boas Festas

O Conselho Executivo da EB23 Caniço deseja a toda a  comunidade  educativa  Boas Festas e um próspero ano de 2023.

Projeto Parlamento Jovem Regional

Ao longo deste ano letivo, a nossa escola participou na XXII Edição do Projeto Parlamento Jovem Regional subordinado ao tema “A Recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira”. Os ‘’deputados’’ Ana Isabel Castro, Gustavo Gama, Ana Catarina Dias e Martim Teixeira do 8º9; representaram a escola e revelaram grande interesse pelo tema abordado.

O Projeto Parlamento Jovem Regional é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia dirigida a todos os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, do universo do ensino público e privado, da Região Autónoma da Madeira.

Ao integrar este projeto os alunos têm a oportunidade de participar como “deputados” simulando o processo legislativo e promovendo o interesse pela participação cívica, crítica, interventiva e política.

“O Parlamento Jovem Regional tem como objetivos:

• Divulgar os valores e as práticas democráticas;

• Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

• Dar a conhecer as regras e normas de funcionamento da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira;

• Promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões;

• Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

• Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

• Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias;

• Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem a sociedade, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.” (1)

As Escolas intervêm no Projeto Parlamento Jovem Regional através dos professores designados para acompanhar esta iniciativa, com a missão de orientar os alunos, jovens deputados, nas diferentes fases deste projeto.

WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: