Eco-Escolas

EB23 Caniço participa na II edição do Plogging

No dia 23 de abril, a EB23 Caniço participou na II edição do Plogging Portugal Challeng, promovida pela Junta de Freguesia do Caniço.  A nossa escola participou em conjunto com as escolas do 1º ciclo da freguesia e a CPCJ de Santa Cruz.

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.

O Eco-Escolas é um programa internacional, desenvolvido em Portugal pela ABAE e coordenado a nível regional pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

É um programa de gestão Ambiental que pretende encorajar as ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Este programa conta com uma coordenação internacional, nacional, regional e a nível de escola, respeitando a especificidade da escola relativamente aos seus alunos e às características do meio envolvente, no nosso caso concreto abrange todos os projetos que a escola desenvolve, por exemplo a Escola de Mar ou o Programa Erasmus +. Conta também com a parceria do município e das instituições locais.

Para a escola receber o Galardão da Bandeira Verde Eco-Escolas tem de demonstrar ter seguido a metodologia nestes 7 passos: Elaborar e dinamizar o Conselho Eco-Escolas; promover a Auditoria Ambiental à escola; Elaborar o Plano de Ação onde estão abrangidas todas as atividades relacionadas com a educação ambiental promovidas pela escola; integrar o plano de ação no Trabalho Curricular; realizar a Monitorização e Avaliação dos consumos de água, gás e energia da escola;  promover o Envolvimento da Comunidade e elaborar e divulgar o Eco-Código.

Do plano de ação apresentado a escola tem de obrigatoriamente concretizar pelo menos 2/3 deste e realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano apresentados no início de cada ano letivo. O plano de ação é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projetos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: