CLUBE DE XADREZ

O xadrez é um jogo, um passatempo, um desporto, uma ciência e uma arte! É, provavelmente, o desporto mais inclusivo de todos, que não olha a idades, géneros, religiões, etnias, deficiências físicas …. Podemos ter partidas entre crianças e adultos, homens contra mulheres, visuais contra invisuais, pessoas com deficiências físicas contra pessoas sem deficiências físicas … a jogar de igual para igual!

Porquê o Xadrez na Escola?

Há vários países que têm, há muitos anos, o xadrez como disciplina curricular. Vários estudos e pesquisas mostram que a prática de xadrez desenvolve várias capacidades, tais como: desenvolvimento da concentração; maior capacidade de cálculo; poder de decisão; aumento da criatividade; estimula o raciocínio; aumenta a autoconfiança; aumento da disciplina; maior poder de análise de consequências …

Em 2012 o Parlamento Europeu aprovou uma declaração escrita que apela para a introdução do xadrez nas escolas da União Europeia.

O Clube de xadrez da nossa escola foi criado no ano letivo de 2011/2012, destinado a todos os alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, para aprenderem, praticarem, competirem e desenvolverem, através da prática, certas capacidades. Além da aprendizagem e da prática de xadrez desenvolvemos outras atividades como: torneios; concursos de resolução de problemas de xadrez; partidas simultâneas; jogos alternativos como: come-come, progressivo, chaturanga, passa peças, cilíndrico, Fischer Random …; xadrez gigante no recreio da escola; comemoração do Dia Mundial do Xadrez e participação no Desporto Escolar.

No ano letivo de 2015/2016 foi criado o Projeto de Xadrez para o 5.º ano, para todas as turmas do 5.º ano de escolaridade, com o objetivo de todos os alunos que chegam à escola aprenderem a jogar xadrez de acordo com as regras da FIDE, ganharem o gosto pelo xadrez e pela competição e massificar a prática do xadrez. A par e em complemento ao projeto, os alunos interessados podem continuar a aprender e evoluir praticando xadrez no clube. Após a aprendizagem das regras de xadrez e alguma prática é realizado um campeonato interno em cada turma para formar uma equipa de 4 elementos para disputarem, no final do Projeto, um torneio inter-turmas de 5.º ano.

No ano letivo 2022/2023 o clube de xadrez filiou-se na Federação Portuguesa de Xadrez com o intuito dos alunos/atletas poderem participar em torneios oficiais da região e terem acesso à participação em torneios/campeonatos nacionais.

“O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual.”

(GM J. R.Capablanca, ex-campeão Mundial)

“A impossibilidade de conhecer o melhor lance numa partida de xadrez é o que eleva o xadrez de um jogo científico para uma forma de arte, um meio de expressão individual”.                                                                      

John R. Bowman (físico)  

Up ↑