A caminho da GRANDE FINAL INTERNACIONAL do SUPERT- Cálculo Mental

Os jogos SUPERTMATIK são jogos educativos e evolutivos que aliam a estimulação mental nas variadas áreas e disciplinas, nomeadamente na área da Matemática.

No presente ano letivo, e dada a situação pandémica que o Mundo atravessa, este o jogo de cartas passou a ser 100% online sendo a seleção dos alunos organizada em 3 etapas até à Grande Final: Pré-qualificação, Quartos de finais e Meias finais. O campeonato Supertmatik – Cálculo Mental, consiste na resolução de expressões numéricas que envolvem as 4 operações básicas. Desde o início do ano letivo a oficina de aprendizagem OFMatic divulgou na comunidade escolar da Escola do 2º e 3º Ciclos do Caniço o jogo e as regras, como também esteve a preparar e a informar os alunos das várias fases do referido campeonato. A 8 de fevereiro iniciámos a Pré-qualificação dos alunos na versão Solitário. Nos Quartos de finais e nas meias finais os alunos tiverem de defrontar, em meio virtual, dois robôs: o Robot Robin e o Robot Saito, respetivamente, tendo de superar a rapidez dos mesmos na resolução de expressões numéricas. Estes dois adversários apresentaram-se à altura, mas os nossos alunos levaram a melhor. Cerca de 48 alunos de ambos os ciclos irão participar na Grande Final Online que deve ocorrer entre 14 e 28 de maio 2021. É de referir que os treinos e todas estas fases têm sido online, através do MS Teams, onde os alunos tiveram uma prestação excelente, mostrando empenho e resiliência.