Debate Regional “O Nosso Oceano em 2030”

No Dia Nacional do Mar (16 de novembro) o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos lançou um desafio a todos os ciclos de ensino de todas as Escolas Azuis, envolvendo-os nos objetivos da Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) da ONU.

Para participar nesta iniciativa, cada escola poderia optar pela discussão e apresentação de 10 compromissos que conduzam a um melhor Oceano em 2030, ou pela criação de ilustrações subordinadas ao tema “Como quero o Oceano em 2030?”.

A nossa escola, como não poderia deixar passar esta oportunidade de ser ouvida, participou nesta iniciativa através das turmas 1, 2, 3, 4 e 5 de 5.º ano, e 11 do 9.º ano.

Os alunos de 5º ano realizaram ilustrações nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e associaram slogans redigidos em Português e Inglês. Os compromissos foram elaborados, debatidos e selecionados em Formação Pessoal e Social e Cidadania e Desenvolvimento. Estes alunos estão a trabalhar “O Oceano” como projeto interdisciplinar.

No caso da turma de 9.º ano, que está inserida no projeto “Educar para a Sustentabilidade do Oceano” na plataforma eTwinning, nas aulas de Formação Pessoal e Social, debateram-se ideias de compromissos que a escola pode assegurar e que conduzam ativamente ao Oceano de que precisamos e ao futuro que queremos. Em paralelo, outras disciplinas também trabalharam o tema do Oceano, promovendo assim a interdisciplinaridade, através da identificação e discussão de valores, ideias e conceitos, relacionados com o lema “Oceano é um só e é de todos”. Nos dias 27 e 28 de março, o grupo de 9.º ano, representado pelo aluno Francisco Câmara, e o grupo de 5.º ano, representado pelos Embaixadores da Escola Azul, Emanuel Sousa e Mariana Martins, defenderam, num debate regional, os 10 compromissos de cada região. Assim, foi muito gratificante assistir a este debate, ver o empenho destes jovens com ideias tão pertinentes e o modo como as defenderam, mostrando a sua preocupação em proteger o nosso Oceano e o nosso Futuro.

Finalmente agradecemos à Escola Azul pelo apoio e pela experiência proporcionada aos nossos alunos que, deste modo, puderam fazer-se ouvir neste evento coletivo.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: