Exposição de Modelos Moleculares

Entre os dias 26 e 30 de abril, estiveram em exposição, no corredor do 2º piso do bloco novo da escola, os trabalhos sobre substâncias moleculares, realizados pelos alunos das turmas do 8º ano.

No âmbito do conteúdo programático “Substâncias elementares e substâncias compostas” da disciplina de Físico-Química do 8º ano de escolaridade, os alunos puseram a sua criatividade e imaginação à prova na construção de modelos de substâncias moleculares em 3D.

Os modelos moleculares são modelos físicos que representam as moléculas e os seus processos e referem-se a sistemas contendo mais de um átomo nos quais a estrutura nuclear é ignorada. A estrutura eletrónica também é omitida ou representada de uma forma pouco sofisticada.

Existem várias motivações para a criação de modelos físicos tais como o facto de serem ferramentas pedagógicas para alunos não familiarizados com estruturas atómicas e como objetos esteticamente agradáveis ​​na fronteira da arte e da ciência.

Os alunos verificaram através deste trabalho que a molécula é um conjunto de átomos ligados entre si e descreveram-na utilizando a respetiva fórmula química; classificaram o tipo de substância; relacionaram a composição qualitativa e quantitativa de uma substância com a sua fórmula química, associando a fórmula à unidade estrutural da substância e usaram modalidades diversas para expressar as aprendizagens.

Carina Sobrinho e Susana Barreto

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: