Visita de estudo “Explorar os Tesouros do Funchal”

No dia 27 de outubro, no âmbito do Projeto Interdisciplinar “Explorar os Tesouros do Funchal”, os alunos do 8.º ano (turmas 2 e 3) acompanhados pelos professores da Equipa Pedagógica 7 visitaram na parte da manhã o Museu de Eletricidade e o Museu de História Natural do Funchal.

No Museu de Eletricidade “Casa da Luz” os alunos puderam contemplar uma exposição sobre as áreas temáticas “Luzes do Funchal” uma mostra de iluminação da cidade, e “Um Século de Eletricidade” a história da eletrificação do Arquipélago Madeirense. Os alunos também assistiram ao documentário “Água vai, pedra leva” que incidiu sobre a construção das levadas da Madeira e na utilização da água como fonte de energia para a produção de eletricidade.

No Museu de História Natural do Funchal os alunos adquiriram conhecimento sobre a diversidade faunística do Arquipélago da Madeira, a importância de preservar as espécies e a caracterização do nicho ecológico de uma espécie.

Em seguida, decorreu o almoço proporcionando-se desta forma um momento de convívio entre professores e alunos.

Na parte da tarde os alunos assistiram à divertida peça de teatro “Atores e Piolhos com Ñaque Ñaque” a qual incidiu sobre a profissão do ator, a condição do espetador e a necessidade humana de perdurar, de deixar uma marca, tornando-se toda a ação dramática uma metáfora da precariedade da própria condição humana.

Durante todas as atividades realizadas, os alunos revelaram muito interesse e empenho, vivenciaram novas aprendizagens num contexto diferente da sala de aula e desta forma desenvolveram competências a nível pessoal, cultural e social.

No dia 29 de outubro, no âmbito do Projeto Interdisciplinar “Explorar os Tesouros do Funchal”, os alunos do 8.º ano (turmas 1,4 e 5) acompanhados pelos professores da Equipa Pedagógica 7 visitaram na parte da manhã o Museu de Eletricidade, o Museu de História Natural do Funchal, o Palácio de São Lourenço e as Portas da Zona Velha do Funchal.

No Museu de Eletricidade “Casa da Luz” os alunos puderam contemplar uma exposição sobre as áreas temáticas “Luzes do Funchal” uma mostra de iluminação da cidade, e “Um Século de Eletricidade” a história da eletrificação do Arquipélago Madeirense. Em seguida, os alunos visitaram a exposição “Fontes de Energia”, primárias e renováveis, sobre energia eólica e solar, assim como uma área dedicada à ciência e à tecnologia dotada de equipamentos interativos e de software multimédia. Este espaço dispõe de computadores com software adequado ao tema (capacete de realidade virtual), bola de plasma (gaiola de Faraday), fibra ótica e quiosque de multimédia, onde é possível explorar o CD-ROM do museu.

No Museu de História Natural do Funchal os alunos adquiriram conhecimento sobre a diversidade faunística do Arquipélago da Madeira, a importância de preservar as espécies e a caracterização do nicho ecológico de uma espécie.

No Palácio de São Lourenço os alunos aprenderam a caracterizar a arquitetura militar da ilha da Madeira como essencial na defesa do território e a reconhecer o palácio como local de residência dos capitães donatários.

Na visita às Portas da Zona Velha – “Projeto arte de portas abertas”, os alunos puderam apreciar a obra de arte, a arte pública e adquirir sensibilidade estética, contribuindo assim para o desenvolvimento global dos alunos.

Em seguida, decorreu o almoço que proporcionou um momento de convívio entre professores e alunos.

Na parte da tarde os alunos visitaram a Galeria – Cineteatro Santo António/ATEF – Exposição coletiva AQEA –” Projeto senhor ilhário”.

Por fim, assistiram à divertida peça de teatro “Atores e Piolhos com Ñaque Ñaque” a qual incide sobre a profissão do ator, a condição do espetador e a necessidade humana de perdurar, de deixar uma marca, tornando-se toda a ação dramática uma metáfora da precariedade da própria condição humana.

Os alunos, durante as atividades, revelaram muito interesse e empenho, vivenciaram novas aprendizagens num contexto diferente da sala de aula e desenvolveram competências a nível pessoal, cultural e social.

Equipa Pedagógica 7

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: