Pensar, mudar e agir

No dia 16 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Mar. Foi promovido um encontro online com a bióloga marinha Eugénia Barroca, presidente da Ocean Hub Portugal em parecia com a SOA (Sustainable Ocean Alliance) onde nos falou sobre “O pensamento sistémico aplicado ao Oceano”.

A nossa saúde e bem-estar está intimamente ligada ao oceano. O pensamento sistémico passa pela identificação, reflexão e ação que nos move e nos orienta na tomada de decisões conscientes e determinantes para o futuro deste oceano que é de todos. O oceano providencia-nos comida, transporte, medicamentos, oxigénio, lazer e é o habitat de muitas espécies.

A evolução e desenvolvimento social têm tido um impacto no ecossistema marinho na medida em que por vezes são destruídos alguns desses habitats, onde há perda da biodiversidade e alteração do PH da água. Tem de haver um equilíbrio e se cada um de nós fizer algo para contribuir para esse equilíbrio podemos fazer grandes mudanças. A ideia de um pode ser a solução para todos. Pequenos gestos, pequenas escolhas podem fazer diferença não só na nossa vida como também de todas as espécies. Neste encontro estiveram presentes algumas das escolas parceiras do projeto eTwinning “Educate for a Sustainable Ocean I”, nomeadamente a nossa escola com as turmas 1 e 4 do 7º ano.

Também foram apresentados os trabalhos realizados em defesa dos tubarões, desde coreografias da música “Baby Shark”, passando por coros onde cantaram e encantaram todos os presentes, em particular a Sónia Sousa, mergulhadora e fundadora do projeto “Quando +1=-1”.

Um agradecimento especial às voluntárias jovens líderes da Ocean Hub Portugal por nos proporcionarem este momento de aprendizagem e de reflexão o que nos vai com certeza guiar para ideias e ações em defesa deste mar único e especial.

Maria Garapa

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: