Concurso “O que é a Unesco para as crianças?”

Na semana de 22 de novembro a 3 de dezembro, os professores de Português das turmas de oitavo ano pediram aos alunos que elaborassem uma frase e que esta respondesse à questão “O que é a Unesco para as crianças?”.

Esta atividade teve como objetivo participar no concurso promovido pela Comissão Nacional da Unesco, no âmbito da Rede das Escolas Associadas da UNESCO, a qual se encontra a dinamizar o concurso de frases na publicação “O que é a UNESCO para crianças”, e que será editada em 2022. Este tem como principal objetivo estimular a criatividade e a imaginação, e promover a reflexão sobre o que é a UNESCO.

Como é dirigido aos alunos dos 2º e 3ºs Ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário, da Rede das Escolas Associadas da UNESCO, os professores de Português do 8º ano consideraram pertinente a sua participação.

O resultado foi este:

A UNESCO é uma organização lutadora e solidária. Ela luta contra o analfabetismo, a mortalidade infantil, a pobreza. Ela sofre com os campos de refugiados. A UNESCO preocupa-se com as minorias e os seus direitos: igualdade de género, raça, oportunidades. A UNESCO é a organização de todos e para todos!

Inês Mariana Barbosa da Costa, nº 7, 8º1

UNESCO é uma organização que tem como objetivo contribuir para a paz e segurança mundial. Esta preocupa-se com o bem-estar das crianças e o bom funcionamento das escolas. A nível mundial existem vários monumentos que são protegidos por esta organização. Assim, as gerações futuras terão acesso à cultura e às tradições dos seus antepassados.

 Dinis, 8º2

A UNESCO é uma organização que se preocupa com a “construção da paz”. Luta para reduzir a pobreza, diminuir a taxa de analfabetismo e a desigualdade de género. Defende que todos têm direito à educação, saúde e cultura.  Reforça a ideia que todos devem ser tratados com igualdade e respeito.

Guilherme, 8º3

UNESCO, o Anjo da Guarda Mundial que defende incansavelmente e acredita que a paz é o verdadeiro caminho a percorrer.

Salvador Ribeiro, nº 22, 8º4

A UNESCO é uma organização

Que ajuda os mais desprotegidos.

Ela é solidária e empenhada

E não descansa até ver todos unidos.

As minorias ela apoia

E somos todos tratados de forma igual.

Não importa de onde vimos ou quem somos…

A luta pelos direitos é a sua arma especial.

Alícia Baptista Duarte, nº 1, 8º5

A EDUCAÇÃO é a arma mais importante que nós podemos usar para mudar o mundo e a UNESCO tem essa grande preocupação.

João Afonso Teixeira Rodrigues, 8º6

A UNESCO é um abraço ao mundo, porque a sua missão é garantir a paz, a segurança e o bem-estar das crianças.

Bruna Sofia Fernandes Silva, 8º7

A UNESCO desempenha um papel importantíssimo no mundo das crianças, pois esta contribui para a diminuição da fome e do analfabetismo.

Salvador Arsénio Fernandes Nunes, 8º8

A UNESCO é uma organização educacional e cultural que procura fomentar a paz no mundo, o desenvolvimento sustentável, a interculturalidade, a criatividade, a preservação da Natureza e o conhecimento.

Catarina José, 8º9

A UNESCO é uma organização que tem a sua sede em França e como objetivos primordiais melhorar a educação, a paz e a segurança no Mundo. Os 112 países que a integram procuram um mundo melhor para todos.

Miguel Martinez, 8º10

Os comentários estão fechados.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: