Sessão de Cinema do grupo de História para alunos do Oitavo Ano

No passado dia 16 de dezembro, os professores Ludovina Mascarenhas e Mário Fernandes proporcionaram aos alunos de todas as turmas do oitavo ano uma sessão de cinema com o filme “Amistad”.

 Com um auditório muito bem composto, os alunos puderam observar uma história sobre um navio cheio de escravos que se dirigia para posses espanholas na América e que se revoltam contra os que os tinham escravizado em alto mar e chegam a território norte americano. Aí são aprisionados e são levados a um grande julgamento, acusados de assassinato, situação que gera uma enorme polémica entre os abolicionistas e os conservadores, num período onde as divergências internas do país – o norte, protecionista, industrial e abolicionista, e o Sul, agrícola e esclavagista.

Com a exibição desta película, os alunos puderam observar o período esclavagista durante a expansão europeia, a submissão dos povos africanos às potências colonialistas e do trágico período histórico do tráfico de seres humanos para trabalho escravo.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: