Dando saltos com o Canguru Matemático

No passado dia 19 de outubro, decorreu o campeonato “Canguru Matemático Sem Fronteiras” na nossa escola, provas estas referentes ao ano letivo anterior.

Devido à pandemia, este campeonato a nível nacional não se concretizou no ano transato. Foi dada a oportunidade às escolas que o quisessem realizar, fazê-lo durante as últimas semanas de outubro. Assim foi, o OFMatic divulgou e organizou este campeonato, tendo-se contado com a participação de 36 alunos, dos 2.º e 3.º Ciclos. Os alunos durante 90 minutos realizaram uma prova escrita de resolução de problemas de escolha múltipla, divididos em 3 tipos de “saltos”, questões de 3, 4 e 5 pontos. Destacam-se os seguintes alunos por ordem do 1.º ao 3.º lugar, nas respetivas provas:

Prova Mini-Escolar: Maria Raquel Garapa (5º4), Tomás Rodrigues (5º3) e um empate no 3-º lugar Martim Andrade (5º4) e Gabriela Sampaio (5º1).

Prova Escolar: Maria Inês Camacho (7º5), Guilherme Gouveia (7º9) e Lucas Correia (7º3).

Prova Benjamim: Martim Pimenta (9º5), Rui David Pinto (9º5) e Alícia Duarte (8º5).

Todos os participantes estão de parabéns pela resiliência, empenho, interesse e envolvimento no que diz respeito à resolução de problemas.

Um agradecimento especial aos Encarregados de Educação e Professores por compreenderem a importância que este tipo de campeonato tem no que diz respeito ao desenvolvimento de competências na área do raciocínio e resolução de problemas e desta forma autorizarem e dispensarem estes alunos das aulas para poderem participar neste campeonato.

OFMatic