Semana Promocional das Hortofrutícolas

No âmbito do projeto RBES, na semana de 10 a 14 de janeiro, no Bar dos Alunos decorreu a “Semana Promocional das Hortofrutícolas”.

Os frutos e produtos hortícolas frescos, naturais e sem sofrerem qualquer transformação, são uma mais-valia para a nossa alimentação devido às suas propriedades nutricionais. Estes alimentos são fontes de fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, que contribuem para a manutenção da saúde ao longo da vida, através da melhoria da saúde mental, saúde cardiovascular, sistema imunitário e saúde intestinal, da diminuição do risco de obesidade e diabetes, conferindo, ainda, um efeito protetor para doenças oncológicas.

Segundo a Associação Portuguesa de Nutrição, apesar de estes alimentos fazerem parte da gastronomia de todos os países do mundo, o seu consumo encontra-se globalmente abaixo das 400g/dia recomendados pela Organização Mundial da Saúde, contribuindo para o aumento de doenças crónicas não transmissíveis, sendo, portanto, crucial a promoção do seu consumo.

Por sua vez a produção destes alimentos desempenha um papel importante no ambiente, através de práticas agrícolas sustentáveis, no acesso destes alimentos às populações mais vulneráveis, na gestão de perdas e desperdícios e no desenvolvimento económico e tecnológico a nível mundial. Coordenadores do projeto RBES.