Ribeiras, um ecossistema importante

No dia 6 de janeiro, decorreu no auditório da nossa escola, uma palestra alusiva à importância da ecológica das ribeiras, a qual foi proferida pela Dra. Inês Órfã, investigadora do instituto de Ciência do Mar e da Natureza (OOM/Arditi).

Esta palestra teve como destinatários os alunos das turmas 1, 2, 3, 4 e 5, do 8ºano, sendo distribuídos por duas sessões.

A preletora sensibilizou os alunos para a proteção dos ecossistemas de água doce, habitat de inúmeras espécies, que na nossa região, correspondem às ribeiras, as quais são sujeitas cada vez mais à poluição e consequente perda de biodiversidade.

Relativamente à perda de biodiversidade, a investigadora deu a conhecer o estudo que está a realizar sobre as enguias, mais conhecidas na Madeira, por eirós, referindo que há suspeitas de que as obras e as alterações dos cursos naturais de água da ilha, sejam a causa da diminuição significativa desta espécie aquícola, sendo atualmente mais difícil de encontrar.

Seguidamente, abordou algumas caraterísticas das enguias (eirós) explicando que é uma espécie carnívora, com um ciclo de vida característico. Quando jovens, vivem em água doce até atingirem a maturidade sexual, depois migram até às zonas de reprodução no Mar dos Sargaços. As suas larvas, denominadas enguias de vidro, são transportadas para as zonas costeiras através da Corrente do Golfo, onde o seu ciclo se inicia novamente.

Com os conhecimentos transmitidos, espera-se que os alunos compreendam a importância da conservação dos ecossistemas de água doce, em particular para as enguias.

No fim, agradecemos a presença da Dra. Inês Órfão e a disponibilidade para incentivar os nossos alunos sobre a temática da conservações e proteção dos ecossistemas de água doce. inspirar as gerações futuras a conservar e proteger este maravilhoso ecossistema.

Ricardo Vieira

Os comentários estão fechados.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: