Navegando com segurança

No dia 8 de fevereiro celebra-se o Dia da Internet Segura. Num mundo cada vez mais digital onde tudo está à distância de um “click”, novas regras e novas formas de agir exigem um pouco de mais atenção e de controlo.

Para comemorar esta data e apresentar os trabalhos dos alunos realizados sobre esta temática, foram promovidos dois encontros online dos membros dos projetos eTwinning “Math Travellers” e “Fun Math”.

A turma 2 do 7º ano esteve presente no encontro dos membros do projeto “Math Travellers”, onde também estiveram quase uma centena de participantes da Roménia, Turquia, Moldávia, Sérvia, Croácia e Portugal Continental. Foram apresentados trabalhos e vídeos no âmbito da Internet Segura, tais como “Online Safety Rules”, “Be smart, be alert, be strong, be brave, … in the internet” e ainda os alunos tiveram a oportunidade de realizar um quis, tendo o aluno Carlos Andrade obtido o 1º lugar e os restantes colegas de turma preenchido o TOP 15.

Em relação ao projeto “Fun Math”, este está a ser desenvolvido no OFMatic com alguns elementos deste clube. O encontro ocorreu no dia 9 de fevereiro com o tema “Safer Internet Day”. Estiveram presentes cerca de 40 participantes da Roménia, Turquia, Moldávia e Portugal Continental. Os alunos leram poemas, foram apresentados vídeos e também tiveram direito a um quiz. O aluno Martim Andrade (5º4) obteve a classificação máxima no quiz. Este encontro foi especial por ter sido o último deste projeto que termina este mês. Foram 5 meses onde através do jogo e de atividades lúdicas mostrou-se a matemática presente na nossa vida e onde se aprendeu por descoberta e de forma divertida.

Foram encontros muito interessantes, onde apesar da barreira linguística, provou-se uma vez mais que a interajuda e o trabalho colaborativo permitem-nos ir mais longe.

.

Professora Cecília Carvalho e a equipa do OFMatic