STE(A)M – Science, Technology, Engineering and Mathematics with ‘A’

No âmbito da realização de uma atividade formativa, no dia 23 de fevereiro de 2022, na sala do futuro da nossa escola, entre as 15:10 e as 16:40, os professores de Físico-Química, Roberto Nóbrega e de Matemática, Sílvio Freitas, da EB 23 da Torre em Câmara de Lobos.

Estes lançaram o desafio aos alunos da turma 7 do 8.º ano para a partir de diferentes sons produzidos por variados instrumentos musicais, gentilmente cedidos para esta atividade pelo grupo de Educação Musical da nossa escola, conseguirem descobrir, a partir da frequência (f) da onda sonora emitida, que nota musical estava a ser tocada. Assim sendo, os alunos distribuídos em equipas de 3 elementos com as letras A, B, C, D, E, F, G, ao peito, começaram por criar uma avatar da sua equipa que os identificasse perante os colegas, utilizando o site www.avatarmaker.com. Tiveram depois de, com a ajuda de uma aplicação instalada no telemóvel, “Sound Analysis Oscilloscope” descobrir a nota musical que lhes estava a ser tocada pelos professores dentro da sala, a partir daí entrou a parte matemática e rapidamente se descobriu o período (T) da onda sonora e se fez o esboço de um gráfico que lhes permitiu representar a relação entre a posição e o tempo em relação à “sua” nota musical. De seguida, e com a ajuda dos telemóveis procuraram encontrar a que letra do alfabeto corresponderia a sua nota musical em Inglês. E qual não foi o espanto de quando se aperceberam que afinal era a letra que tinham desde o início da atividade ao peito. 😊

E para terminar em beleza, os alunos instalaram a aplicação no telemóvel “REAL PIANO” e com a melodia da música: “Parabéns a você” escrita no quadro interativo, foi-lhes pedido que, respeitando a ordem das notas musicais, a tocassem nos seus telemóveis, resultando numa agradável e fantástica sincronização! Missão Cumprida!

 Os avatares e as observações finais desenvolvidas pelos alunos foram recolhidos na plataforma padlet e estão disponíveis para visualização no seguinte link:

Made with Padlet

Após a realização da atividade, em sala de aula, um conjunto de alunos disponibilizou-se para desenvolver algumas perguntas, num pequeno jogo/quiz elaborado no Kahoot. Também foram desafiados pelos professores que desenvolveram a atividade a escreveram e definirem a atividade em ww.mentimeter.com. Os resultados dessas pequenas atividades estão disponíveis para visualização nos seguintes links:

https://create.kahoot.it/creator/77aa4914-ff3d-415f-91cb-97ff0804b08a

https://menti.com/u5jimdbcts

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: