STEM for all

A turma 2 do 7.º ano está a desenvolver um trabalho colaborativo na plataforma eTwinnig desde o início do ano letivo no projeto “Math Travellers”.

O desafio para o mês de abril foi participar na iniciativa internacional 2022 STEM Discovery Campain, organizada pela Scientix, onde vários projetos, organizações, bibliotecas, escolas, universidades e clubes tiveram a oportunidade de desenvolver e apresentar o seu projeto STEM. O tema de campanha deste ano era “STEM for all”.

Numa primeira fase os alunos, através do robot EV3, programaram viagens de dois amigos, explorando assim os conceitos de função, correspondência e variáveis através de gráficos.

Posteriormente, a equipa pedagógica 5 organizou uma saída de campo, efetuada no dia 5 de abril, onde foram explorados e organizados percursos e paragens em pontos estratégicos que serviram de “palcos” de aprendizagem das mais variadas disciplinas. Na Igreja Paroquial do Caniço, os alunos poderam identificar a aplicabilidade das rochas no seu interior: no chão da nave, no Sacrário, na Pia Batismal, nos azulejos, no arco e no Cadeiral dos Mesários. Um agradecimento especial ao Sr. Cónego Rui Pontes e à Paula Suzete Vieira pela visita guiada neste espaço. Segui-se o Núcleo Museológico do Caniço, onde o Dr. Roquelino Ornelas nos apresentou uma real viagem no tempo, dado que  através da fotografia fomos vivenciando costumes e tradições e o crescimento da nossa cidade. A “viagem” continuou até à Reserva Parcial do Garajau, no Cristo Rei. Alguns dos  alunos desceram no teleférico para a praia do Garajau onde foi observado o cone vulcânico. No local observam-se, ainda, dois filões que terão alimentado as fases mais tardias da erupção. A professora Teresa Cabral partilhou o seu saber e gosto pela Geologia, pelo que a sala de aula ganhou outro valor e significado para os alunos.

Para terminar a nossa viagem pelo conhecimento, fomos até aos Jardins do Garajau no Caniço, onde a turma 2 dinamizou uma Gincana pela Reciclagem. Os alunos das restantes turmas de 7º ano presentes (1, 3, 4 e 5) constituíram equipas e participaram nos várias atividades  planificadas e organizadas pela referida turma nas áreas curriculares de Cidadania e Desenvolvimento e Oficina de Aprendizagem Interdisciplinar.

Importa referir que no dia 14 de abril organizou-se um encontro online com todos os parceiros deste projeto eTwinning onde foram apresentados os seus projetos STEM. Foram momentos de aprendizagem, de partilha de ideias e de conhecimento, momento que ratificou o valor deste tipo de projetos e o seu impacto no processo de aprendizagem dos alunos.

Professora Maria Garapa

Os comentários estão fechados.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: