Dia Mundial da Internet

O dia 17 de maio foi a data estabelecida pela ONU para assinalar o Dia Mundial da Internet em 2006 e é também conhecido como o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

As novas tecnologias são parte integrante do nosso dia a dia, mas a par das mais valias, potencialidades e vantagens, não podemos desconsiderar as desvantagens do seu uso excessivo ou abusivo, quer a nível pessoal, quer a nível social. Este uso inadequado e a saturação tecnológica a que estamos expostos pode favorecer o aparecimento de novas condições psicológicas e psicopatológicas, principalmente após estes últimos dois anos em que o nosso dia a dia ficou afetado pela necessidade de isolamento dos contactos presenciais e compensação através do recurso ao online.

A  dependência  da  Internet  é  considerada  uma  dependência comportamental sem substância. O Manual de Diagnóstico das Doenças Mentais (DSM-V), lançada pela Associação Americana de Psiquiatria recomenda o estudo e a compreensão de critérios de diagnóstico das dependências comportamentais como as dos jogos e da Internet.

Este é o nosso panorama atual, aceitando-o tal como se apresenta, devemos conhecer e refletir acerca das circunstâncias deste fenómeno, alargado à escala mundial, em que a tónica será a prevenção dos comportamentos abusivos junto das crianças e jovens – população central e decisiva para a psicoedução sobre estas realidades. Em 2017 a UCAD lançou o projeto “Estou online… e agora?”, uma intervenção para responder às necessidades preventivas face à emergência da utilização problemática da internet com atuação nos contextos escolar, comunitário, familiar, laboral, desportivo, comunicação social e formação de profissionais. No âmbito deste projeto e para assinalar o Dia Mundial da Internet 2022 na RAM, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço, através da Associação de Pais e a Direção Regional da Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências organizam diversas iniciativas preventivas que se realizarão nos dias 17 e 18 de maio de 2022.

Programa

18 de maio de 2022
9h | Log in

9h30 | Sessão de abertura com a presença do Exmo. Senhor Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Dr. Pedro Ramos; Diretor Regional de Saúde, Dr. Herberto Jesus; Diretor da UCAD, Dr. Nelson Carvalho e Diretor da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, Prof. Armando Morgado

10h00 | Conferência de abertura “Literacia digital”
Professora Eduarda Ferreira (Psicóloga Educacional e Docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
Moderador: Prof. Armando Morgado – Diretor da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço 11h | Coffee Break

11h30 | Mesa “Da utilização problemática da internet ao crime informático”
— Segurança na Internet
Inspetor José Carlos Custódio (Polícia Judiciária – Departamento de Investigação Criminal da Madeira)
— Utilização problemática da internet
Dr. Pedro Fernandes (Psicólogo, Psicoterapeuta e Coach Parental)
Moderador – Chefe Luís Telo (Supervisor do Policiamento de Proximidade do Funchal na Polícia Segurança Pública no Comando Regional da Madeira)

13h00 | Lunch … Battery in charge!

14h15 | Momento offline – Banda Rock – Professores José Magalhães e Eduardo Oliveira e alunos Margarida da Silva e Salvador França

14h30 | Mesa “O impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil”
— Novas tecnologias e função neurológica
Dr. Paulo Sousa (Neuropediatra do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E. – SESARAM)
— Novas tecnologias, novos desafios ao desenvolvimento
Dra. Mónica Nóbrega – (Neuropsicóloga do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E. – SESARAM)
Moderador – Dra. Marina Gouveia (Médica de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde do Caniço)

15h30 | Mesa “Dependências Sem Substâncias – Projetos de Prevenção na RAM”
— Projeto Estou online e agora?
Dra. Joana Fernandes (Psicóloga da Direção Regional de Saúde – Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências)
— Desafios SeguraNet
Profa. Sara Fernandes e aluno (Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço)
— Projeto Líderes Digitais
Profa. Mónica Velosa, Profa. Sónia Rodrigues e alunos (Escola Bás. e Secundária de Santa Cruz) Moderadora – Dra. Clara Melim (Interna de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde do Caniço)
População alvo: formação dirigida a profissionais das áreas da educação, saúde e psicossocial. Pais e encarregados de educação.
Contactos: email estouonline2017@gmail.com ou telefone Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD) Direção Regional de Saúde 291 212 390.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: