Reciclar é na Boa e dá prémios

A turma 2 do 7º ano foi premiada pela participação em 3 dos desafios lançados pela Academia Ponto Verde:  Gincana da Reciclagem (1.º lugar), Desenhário da Reciclagem (1.º lugar) e Maratonistas da Reciclagem (2.º lugar). 

A Academia Ponto Verde é um projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para a Comunidade Escolar, é uma plataforma online onde são dinamizadas e desenvolvidas iniciativas de promoção da reciclagem de embalagens e implementadas ações, nas escolas e na comunidade, num compromisso de proteção do ambiente.

A Educação Ambiental foi o tema de trabalho e exploração na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e através da Academia Ponto Verde, dos recursos, vídeos e desafios lançados, a turma desenvolveu um conjunto de atividades e escolheu três dos desafios apresentados. Para a Gincana pela Reciclagem foi criado um conjunto de jogos com obstáculos que tiveram como palco os Jardins dos Garajau, onde as turmas 1, 3, 4 e 5, em equipas de 3 elementos, percorreram os espaços deste jardim num circuito de tarefas organizadas pela turma 2. Em relação ao Desenhário da Reciclagem foram formadas equipas na turma e através do desenho foram apresentando pistas para que a sua equipa conseguisse adivinhar qual a “Regra da Reciclagem”, “Factos da Reciclagem” ou “Desenhar Embalagens” a que aludiam as cartas do jogo. Estes dois desafios foram desenvolvidos na aula de Oficina de Aprendizagem Interdisciplinar da referida turma. No desafio Maratonistas da Reciclagem cada equipa tinha como tarefa organizar um jogo para a turma realizar numa aula de Educação Física.  Foram 5 os jogos criados: “Equilíbrio”- com uma colher de plástico e uma rolha de cortiça; “Equilíbrio”- caixas de cereais; “Corrida com objetos para reciclar” – vidro, papel e plástico; “Bowling”- garrafas para derrubar e uma bola; “Pontaria no balde”- garrafão e objetos para reciclar; “Corrida com obstáculos”- onde os obstáculos eram objetos recicláveis espalhados pelo percurso.  As equipas escolheram os jogos, os materiais, definiram as regras e construíram os cartazes, tendo a atividade decorrido numa aula da disciplina de Educação Física com a colaboração do respetivo docente. 

Foram momentos de aprendizagem onde através do jogo foi promovida a reciclagem dentro e fora da sala de aula.

Maria Garapa

Desenhário da Reciclagem
Maratonistas da Reciclagem
Gincana da Reciclagem

Comments are closed.

Up ↑

Discover more from Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading