Projeto de Competências Sociais

O Projeto Competências Sociais, desenvolvido ao longo do ano letivo e em parceria com o Serviço de Psicologia e Orientação e as professoras de Educação Especial, visa essencialmente desenvolver atividades específicas com alguns alunos das Necessidades Educativas, no âmbito do desenvolver a capacidade do saber ser e saber estar com os seus pares e adultos.

Aprender a respeitar e a valorizar os outros, as suas emoções, as suas atitudes e a si próprio; Conhecer datas e factos significativos da sua história individual que contribuíram para a construção do conhecimento de si próprio; Reconhecer as qualidades em si e nos outros e acima de tudo como lidar em algumas situações do quotidiano da melhor forma, entre outras temática.

Todas estes temas foram sempre desenvolvidos de forma a privilegiar a comunicação, a participação e a interação entre todos, em que a partilha destes momentos propiciaram ao longo das sessões muita boa disposição, muito riso e acima de tudo momentos de aprendizagem lúdicos e interativos.

Nesse sentido, foi realizada uma exposição de 16 a 20 de maio, onde constam várias frases, pequenos textos, desenhos e vários trabalhos de expressão plástica muito criativos, onde os alunos exteriorizam no papel, no recorte, na pintura e na criatividade de cada um os seus gostos e interesses pessoais pelos mais variados temas trabalhados ao longo dos dois semestres.

 Os alunos selecionaram os trabalhos, que iriam constar nesta exposição, nomeadamente: “Quem sou eu? Os meus gostos e interesses”; “As minhas emoções, os meus sentimentos, o que sinto” e por último “Eu e a minha família”, sendo que este tema é muito significativo, no intuito de exteriorizarmos das mais variadas formas a importância e a valorização da família na vida de cada um.

A par e passo, muitos destes temas, foram abordados e trabalhados nas disciplinas de Português e Inglês, de forma mais pormenorizada. Na disciplina de Inglês, os alunos foram aplicando as aprendizagens de vocabulário à intenção do projeto. Aprenderam, assim, como identificar os elementos da família, como falar sobre os cinco sentidos e relacioná-los com formas de perceção do mundo. E finalmente, aprenderam a expressar os seus sentimentos em inglês e a usá-los para falar sobre a sua família. Ainda, no contexto de expressar a sua gratidão pela família, pela natureza e por algo em si próprios, utilizaram as aprendizagens realizadas.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: