Os Geossítios da Madeira e do Porto Santo

Nos dias 30 de maio a 10 de junho está patente na nossa Escola, no bloco B – rés-do-chão, a exposição intitulada “Os Geossítios da Madeira e do Porto Santo” dinamizada pelas professoras de Ciências Naturais que lecionam o sétimo ano.

Esta mostra de trabalhos permite a cada visitante “viajar” por diversos Geossítios do nosso Arquipélago, convidando-o a conhecer o nosso Património Geológico promovendo-se, desta forma, uma consciência coletiva sobre os locais conhecidos como “Monumentos Naturais” que devem ser protegidos enquanto recursos de valor científico, pedagógico e turístico.

Na exposição, estão contemplados os trabalhos elaborados pelos alunos, em colaboração com aulas de Oficina de Atividade Interdisciplinar sobre alguns Geossítios após uma pesquisa orientada. A informação sobre cada Geossítio pode ser visualizada recorrendo à aplicação QR Code. Através de cada código QR, o visitante poderá ter acesso à história geológica de cada Geossítio, o seu interesse turístico e a algumas práticas de geoconservação.

Cada turma deu asas à imaginação e decorou/identificou num mapa da Madeira e do Porto Santo, os Concelhos dos Geossítios explorados nas aulas, recorrendo a diversos materiais. Também, sob orientação da professora Eunice Reis, em articulação com a disciplina de Educação Visual, os alunos realizaram trabalhos “Puzzles”, com materiais reutilizáveis, sobre os Geossítios estudados e, que podem ser observados na exposição. Dois dos Puzzles expostos, os alusivos ao Geossítio “Ponta do Garajau” foram submetidos ao concurso escolar “GEA – Terra Mãe”, por se enquadrarem no tema global do referido concurso, no presente ano letivo. Durante a exposição decorre o concurso “O Melhor Geossítio é o Nosso” que será eleito tendo em conta o número de visualizações.

Veiculamos a relevância de cada Geossítio pois, cada um, representa um local que nos conta uma parte da história geológica de uma determinada região e que vários Geossítios juntos podem contar uma história geológica inteira.

Parabéns a todas as turmas envolvidas nesta exposição!

As professoras: Joana Menezes, Olívia Câmara e Teresa Cabral