A Geologia Mora onde eu Moro

Nos dias 30 de maio a 10 de junho esteve patente na nossa Escola, no bloco B – rés-do-chão, uma exposição intitulada “A Geologia Mora onde eu Moro” dinamizada pelas professoras de Ciências Naturais que lecionam o sétimo ano.

No decurso das aulas, após o estudo da caracterização das rochas e na sequência da análise da utilização dos materiais geológicos, os alunos foram desafiados a efetuar o registo fotográfico de uma aplicação das rochas ou de minerais no interior das suas casas, bem como do exterior. Seguidamente, a orientação fundamentada nas caraterísticas das rochas, permitiu aos discentes compreender a razão da utilização dos diferentes tipos de rochas nas distintas aplicações fotografadas, nomeadamente, em termos de dureza, forma, detalhe em esculpir e durabilidade. As informações obtidas e as imagens capturadas foram organizadas em réplicas de casas e em “sóis”, construídos com paus de gelados a representar, respetivamente, a aplicabilidade das rochas no interior das habitações e no exterior.

Em suma, o repto proposto aos alunos visou conduzi-los numa viagem de observação e constatação das variadas aplicações que as rochas têm no nosso quotidiano, sendo amplamente reconhecidas as suas utilizações, na construção de edifícios e monumentos, no fabrico de cerâmicas, de cimento, de vidro, entre outros usos e que a sua predominância em cada região infere na forma como o Homem as utiliza.

As professoras: Joana Menezes, Olívia Câmara e Teresa Cabral