Integrado no Projeto Interdisciplinar da Equipa 6 (7º7,8,9,10 e 11), denominado “Direitos Humanos”, foram desenvolvidas variadas atividades pela equipa pedagógica e pelas turmas que a integram.
As mesmas tinham como objetivo a divulgação, promoção e a defesa do respeito pela dignidade humana, expressa nos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, nascida a 10 de dezembro de 1948, nos quais estão condensados os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais de todos nós.
Iniciando as atividades práticas, as turmas, em colaboração com o clube OFMatic, realizaram trabalhos de decoração da árvore de Natal em Origami com motivos alusivos à época natalícia. Esta árvore de Natal foi ainda decorada com tiras, nas quais estavam inscritos os artigos dos Direitos Humanos. O espaço da apresentação foi decorado com um mapa mundo, assinalando os países que mais desrespeitam estes direitos e, em contraponto, as imagens das personalidades que já receberam o prémio Sakharov, sendo este considerado o maior tributo prestado pela União Europeia ao trabalho desenvolvido em defesa dos direitos humanos e da liberdade de pensamento.
No mesmo espaço destacava-se ainda a homenagem a Mahsa Amini, uma mulher curda iraniana de 22 anos, presa a 13 de setembro pela polícia da moralidade de Teerão por não ter usado corretamente o hijab e ter desrespeitado o rígido código de vestuário para as mulheres no Irão, tendo morrido três dias depois no hospital.
Outra atividade desenvolvida, visando a sensibilização da comunidade escolar para a importância da defesa dos direitos fundamentais de cada um de nós, foi a decoração das portas das salas de aula da escola com cada um dos artigos da Declaração Universal, nomeada “Direitos Humanos – abrir a porta a todos!”.
Os trabalhos desenvolvidos culminaram com um lanche partilhado, envolvendo todas as turmas da equipa pedagógica e respetivos professores, no dia 14 de dezembro, na cantina. Foram expostos os trabalhos dos alunos, que foram desenvolvidos nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento / OAI, nomeadamente os desenhos que ilustravam os conhecimentos adquiridos sobre o que são estes direitos, qual o seu significado, que valores, princípios e instrumentos os apoiam e protegem, assim como as biografias dos premiados pelo prémio Sakharov.
Nos espaços exteriores foi posto em prática um peddy papper, com questões que visavam desenvolver as competências sociais dos alunos através da exposição de problemas, que colocavam em prática os direitos humanos no nosso dia a dia e consciencializavam para a responsabilidade individual, enquanto cidadãos ativos.
Após a avaliação das atividades desenvolvidas, foi possível verificar que houve uma interação muito positiva que permitiu desenvolver as competências sociais dos alunos, promovendo a responsabilização individual e de grupo para o respeito e a defesa da dignidade humana.
Sónia Baptista
Cláudia Loureiro
Ana Cristina França
Susana Costa
Margarida Magalhães