A fase escolar do Concurso Triatlo Literário/Concurso Nacional de Leitura, no 3º Ciclo, decorreu na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos no dia 11 de janeiro de 2023.
Os dez alunos inscritos realizaram uma Prova constituída por três modalidades: de leitura, de argumentação oral e de interpretação sobre o excerto selecionado da obra: À sombra da vida. Uma filha inconformada. Dois amigos verdadeiros. Uma história de luta. Persistência e amizade, de Margarida Fonseca Santos. Avaliados por três elementos de júri, foi apurada como vencedora a concorrente Francisca Gomes do 9º4. Como prémio todos os concorrentes receberam um diploma de participação, o 2º e 3º melhor classificados receberam também um livro, e o vencedor um livro e um cartão prenda da Decathlon.
A vencedora disputará a 2ª eliminatória, competindo com os vencedores de toda a Região, no Auditório do ABM, no Funchal, em abril de 2023.
Esta atividade é uma das várias atividades propostas pela Coordenação do Baú de Leitura.
Aldina Martins, dinamizadora do Projeto