Palestra “Aves da Madeira e seus habitats” e “Saída de Campo – As aves da minha Escola”

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as turmas 2, 3, 4, 5, 7 e 8 do oitavo ano assistiram à palestra intitulada “Aves da Madeira e seus habitats” que decorreu no dia 12 de janeiro no auditório da nossa Escola em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). As sessões foram ministradas por Tiago Dias, Técnico de Conservação Marinha da SPEA.

Devido à sua localização no Oceano Atlântico, as ilhas do nosso arquipélago possuem uma avifauna com elevada diversidade biológica, sendo caracterizada por uma elevada taxa de endemismos. No decorrer das sessões, o orador deu a conhecer algumas das características das aves relacionadas com a sua morfologia, alimentação, habitat, reprodução e estatuto de conservação. Nomes comuns como o Bisbis, o Pombo-Trocaz, a Freira-do-Bugio e a Freira-da-Madeira foram ouvidos nas sessões, assim como de outras diversas espécies e subespécies endémicas da Macaronésia. No diálogo estabelecido com os discentes e com a visualização de um vídeo, ainda houve espaço para abordar as ameaças e vulnerabilidades da avifauna do arquipélago, sensibilizando os alunos para a importância da conservação da Natureza e da Biodiversidade. Para finalizar, as sessões teóricas, foram ouvidos os cantos característicos de algumas aves.

No seguimento da atividade e de forma a aplicar alguns conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas, os alunos dirigiram-se ao pátio da escola para observarem algumas das aves mais comuns e procederem a sua respetiva identificação. Com a ajuda dos binóculos e do livro “Guia das Aves”, facultado pelo Técnico Tiago Dias, foi possível observar o Melro-preto, o Francelho, Canários e Mantas. Foi um momento de convívio e de aprendizagem no exterior da Escola.

As docentes agradecem a disponibilidade do palestrante em se deslocar à nossa Escola e à SPEA, bem como às docentes que acompanharam as turmas.

Teresa Cabral, Joana Menezes e Olívia Câmara