A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço organizou no auditório da escola, no dia 15 de maio, pelas 18h25, uma sessão de Sensibilização para Encarregados de Educação/Pais, intitulada “Afinal o que é a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, CPCJ…”. Esta atividade foi organizada no âmbito do Dia da Família, integrado no Grupo da Parentalidade.
Nesta sessão tivemos a oportunidade de assistir a algumas cenas da peça de teatro “O X da questão” apresentadas pelo Projeto Escola Cultural, nomeadamente a Área de Teatro. Estes três momentos foram proporcionados pelos alunos Francisca Gomes e João Francisco do 9.º 4 e 1, respetivamente e, as docentes Ana Isabel Dias e Ana Gomes. Estas três cenas focaram de uma forma muito realista as vivências, as realidades e situações dos nossos jovens, apelando assim para uma maior consciencialização das situações/atitudes, quer sejam para estes quer, para os Encarregados de Educação. De uma forma séria e também de momentos mais cómicos, relataram acontecimentos para que os jovens e seus educadores estejam em alerta plena e atuarem, de um modo mais ativo, no crescimento de cada adolescente.
A sensibilização foi dinamizada pela Presidente da CPCJ de Santa Cruz, Educadora Mónica Gonçalves e a Psicóloga Catarina Matos, elementos da equipa restrita. Teve como objetivo o esclarecimento sobre: o que é a CPCJ, quais os seus objetivos e âmbito de intervenção.
Os Encarregados de Educação revelaram muito interesse por este tema, colocando várias questões e até solicitando mais sessões relacionadas com este tema.
A EMAEI