Projeto Erasmus + KA229-065961_3 “THINK GLOBAL, ACT LOCAL ACROSS EUROPE” Mobilidade C1 Polónia – Reunião de professores

Entre os dias 22 e 27 de maio de 2023, a coordenadora do projeto, professora Maria dos Anjos e o professor Cooperante, Carlos Vieira, estiveram presentes na Polónia para a reunião com os professores de todos os países que integram o projeto (Hungria, Finlândia, Turquia, Polónia e Irlanda).

O encontro teve lugar na capital do País, na cidade Varsóvia, onde, para além dos momentos de trabalho, tiveram a oportunidade de visitar a cidade. Na atual capital do País, foram efetuadas visitas guiadas à Cidade velha, ao Museu Polin, ao Museu King John III’s Palace em Wilanow e ao PKiN view terrace de onde se pôde observar a dimensão da Cidade. Todos ficaram a conhecer melhor a história do País bem como a da reconstrução de uma cidade que se reergueu após ter sido completamente devastada na 2.ª Guerra Mundial. A Invisible Exhibition foi uma experiência muito interessante que despertou para os sentidos e para uma melhor compreensão do ser invisual.

À chegada a Ostrów Wielkopolski, cidade onde se situa a escola parceira, a comitiva foi recebida com um jantar de iguarias tradicionais do País e conheceu as instalações da escola. Nesta Cidade, foi proporcionada uma visita guiada a uma Sinagoga e ao Museu Ostrów Wielkopolski, que preserva a história da mesma.

O foco do trabalho dos professores foi a elaboração do relatório final.

Foi criado um website para divulgação e disseminação de todas as atividades realizadas ao longo dos três anos em que o projeto tem estado em vigor.

Procedeu-se, também, à atualização de alguns dados na plataforma Mobility Tool, à distribuição de tarefas e ao agendamento das reuniões online a manter até ao téminus do projeto, para a conclusão dos trabalhos.

Antes do regresso e devido às ligações aéreas, os professores da Madeira e da Turquia passaram pela bela cidade de Cracóvia, aquela que foi uma das 3 capitais da Polónia e aproveitaram para visitar o Castelo Wawel e o Campo de Concentração Auschwitz Birkenau.

Esta foi a última mobilidade do projeto.

Caniço, 4 de junho de 2023

A Coordenadora do projeto