Integrado na Semana do Departamento de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias, o grupo de Ciências Naturais celebrou o dia das Ciências, no dia 26 de maio, na sala 2.7, com uma exposição e atividades práticas alusivas aos temas: Terra em Transformação, Terra um Planeta com Vida e Viver Melhor na Terra. Ao longo do ano letivo, na disciplina de Ciências, os alunos elaboraram trabalhos em equipa ou individuais, integrados em projetos desenvolvidos em todos os anos de escolaridade.
A exposição apresentada no dia das Ciências, reuniu exemplos desses trabalhos, assim como, a oportunidade de observação de diferentes areias à lupa binocular e vários tipos de células ao microscópio ótico e identificar diferentes tipos de rochas e de fósseis. Decorreu também, neste dia, na parte da manhã, a entrega dos prémios aos alunos vencedores do concurso “A Célula em Foco” dinamizado pelas professoras do 8º ano. Os discentes premiados foram os seguintes: em primeiro lugar Inês Camacho do 8º5; em segundo lugar Cynthia Caires e Margarida França do 8º3; em terceiro lugar Rodrigo Pereira do 8º4; e em quinto lugar Ana Beatriz Silva do 8º5. Os prémios atribuídos foram oferecidos pelas empresas Porto Santo Line, Polos, Lda e pela Escola, às quais as docentes remetem especial agradecimento. Agradecem, igualmente, a colaboração dos elementos do júri constituído pelo professor Carlos Natividade, Vice-Presidente do Conselho Executivo; professor Roberto Nóbrega, Coordenador do Departamento CENT; professora Margarida Baptista, Delegada do Grupo de Ciências Naturais; professora de CN, Paula Cruz; e professora Sílvia Marta de EV. No fim da visita os alunos responderam a um forms, sobre todas as temáticas apresentadas na exposição. Ao longo do dia, foi possível constatar a interação positiva e a partilha de conhecimentos, estabelecida entre todos os níveis de ensino que foram visitando a exposição. E para percebermos melhor o que aqui ocorreu deixamos o depoimento da Matilde Vieira, do 6º1.
“Um Dia no Laboratório foi inesquecível porque ficamos fascinados com a exposição de rochas e fósseis, pois tivemos a oportunidade de tocá-los. Foi uma experiência única a exposição das células, pois pudemos observá-las em três dimensões. Ao utilizar a lupa e o microscópio, para observar a areia e algumas partes das flores, ficamos surpresos com o que vimos. A montagem de puzzles revelou-se muito interativa, pois além de aprendermos mais sobre as flores, divertimo-nos bastante. Ao presenciar os desastres naturais, ficamos admirados, pois alguns são gerados pelo homem e outros ocorrem naturalmente. A emoção tomou conta de nós ao observar animais magníficos que já não habitam mais o planeta. Observar a evolução do feto permitiu-nos adquirir uma série de conhecimentos e curiosidades. Aprendemos e relembramos muitas coisas durante esta experiência, o que a tornou muito valiosa. Foi uma experiência sensacional e espero que possamos repeti-la mais vezes no futuro. Foi incrível ter a oportunidade de passar um dia no laboratório!”
O Grupo de Ciências Naturais