O aluno Guilherme Branco Fernandes, da turma 9.º 5, do clube de Xadrez da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço empatou com o Mestre FIDE (MF) Erez Kupervaser, de Israel, com 2267 pontos de elo, tendo sido o único jogador a pontuar numa simultânea entre 20 jogadores e o MF, num evento realizado na Universidade da Madeira.
No passado dia 16 de setembro, a terminar a época desportiva 22/23 de Xadrez (termina a 30 de setembro), na Universidade da Madeira, decorreu a primeira simultânea da RAM com o Mestre FIDE (MF) Erez Kupervaser de Israel, organizada pelo atleta, e aluno da Universidade da Madeira, João Daniel Marcos. Este evento contou com a participação de 20 jogadores madeirenses que jogaram em simultâneo contra o MF. Dos 20 jogadores apenas o Guilherme Branco Fernandes, da turma 9.º 5, do clube de Xadrez da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, conseguiu um empate, tendo os outros 19 jogadores perdido contra o MF.
Uma partida simultânea ou exibição simultânea é uma variante do xadrez onde um jogador, normalmente um Mestre, enfrenta ao mesmo tempo um número determinado de oponentes em tabuleiros distintos. Neste tipo de evento, os tabuleiros estão dispostos lado a lado formando um semicírculo ou um U para o mestre circular entre os tabuleiros. Cada participante deve realizar a jogada quando o mestre chegar ao seu tabuleiro.
José Oliveira