Onze jovens estudantes protagonizaram um momento marcante ao partilharem com entusiasmo e emoção, a sua experiência no âmbito da mobilidade Erasmus+ C@niço Connect, a Zawiercie, na Polónia. Diante de uma plateia repleta de colegas, os alunos relataram vividamente os dias passados em Zawiercie, integrados em famílias de acolhimento que os receberam de braços abertos e com quem criaram laços duradouros.
Durante a apresentação, os estudantes descreveram não só as diferenças culturais que encontraram, mas também as aprendizagens valiosas que adquiriram em ambientes educativos diversos. Falaram das atividades que realizaram, desde visitas culturais e workshops temáticos, até experiências práticas em contextos internacionais que alargaram os seus horizontes pessoais e académicos, como as visitas a Auschwitz, à lindíssima cidade de Cracóvia, às minas de sal de Wieliczka e à estância turística de inverno de Zakopane, onde puderam experienciar atividades na neve.
A plateia escutou com atenção e interesse, visivelmente impactada pelas histórias e pelos testemunhos genuínos dos colegas. A energia positiva e o entusiasmo foram contagiantes, criando um ambiente de partilha e inspiração. Muitos estudantes mostraram-se curiosos e motivados a participar em futuras mobilidades, para as quais já manifestaram o seu interesse em se inscreverem.
Este momento de disseminação foi, sem dúvida, um verdadeiro sucesso, refletindo o espírito europeu, a importância da interculturalidade e os benefícios reais de uma experiência Erasmus. Parabéns aos nossos alunos por representarem tão bem a nossa escola e por incentivarem outros a embarcar nesta enriquecedora aventura.
Os Coordenadores do Projeto

Prof. Mário Fernandes
Prof. Victor Egas
Leave a Reply