Viagem de Finalistas ao Norte de Portugal alia cultura, convivência e cidadania

Entre os dias 29 de junho e 3 de julho de 2026, realizou-se a viagem de finalistas de 9º ano ao Norte de Portugal, integrada no projeto “Olhar o Futuro”, dinamizado pela professora Maria José Mendes, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

A iniciativa reuniu 26 participantes, entre alunos, docentes e pessoal não docente da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, proporcionando cinco dias de descoberta, aprendizagem e convívio.

O itinerário incluiu a visita a algumas das mais emblemáticas cidades do Norte de Portugal, nomeadamente Porto, Aveiro, Braga, Ponte de Lima, Valença do Minho, Viana do Castelo, Barcelos e Guimarães, permitindo aos participantes conhecer o património histórico, cultural e religioso destas localidades.

Entre os momentos mais marcantes destacam-se o Cruzeiro das Seis Pontes, no rio Douro; as visitas aos Santuários do Bom Jesus do Monte e do Sameiro, em Braga, e ao Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo; as visitas ao Castelo de Guimarães e ao Paço dos Duques de Bragança; bem como os passeios pelos centros históricos de Braga e de Guimarães, enriquecidos pela partilha de conhecimentos sobre a história, a cultura e a identidade do país.

Mais do que uma viagem de finalistas, esta experiência constituiu uma oportunidade de crescimento pessoal e coletivo, reforçando valores como a cidadania, a inclusão, o respeito, a autonomia e o espírito de grupo. Foi também um momento de celebração do percurso escolar dos alunos do 9.º ano, encerrando um ciclo com um olhar positivo e confiante sobre o futuro.

Agradecimentos

A concretização desta iniciativa contou com o apoio de várias pessoas e entidades, às quais a organização manifesta o seu sincero agradecimento.     

À Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, pelo apoio prestado ao projeto “Olhar o Futuro” e pela garantia do seguro de viagem, contribuindo para que esta atividade decorresse em segurança.

Aos Encarregados de Educação, pela confiança depositada na equipa organizadora e pelo apoio prestado, tornando possível proporcionar aos alunos esta experiência.

À agência de viagens Bravatour, em particular à Carla Andrade, pela eficiência, disponibilidade e profissionalismo demonstrados na organização da viagem.

À empresa Loureiros Tour e aos motoristas André Loureiro e Ricardo Leite, pelo profissionalismo, simpatia, pontualidade e segurança com que acompanharam todo o percurso, contribuindo para o bem-estar e tranquilidade do grupo.

Ao Basic Braga by Axis Hotel, à Sandrine Araújo, pela qualidade do acolhimento, conforto das instalações e excelente serviço prestado, bem como ao restaurante Agostinho da Estação, pela boa disposição e qualidade das refeições servidas ao grupo.

À Carla, do Restaurante Bom Jesus, em Valença, pela excelência do serviço prestado e pela elevada qualidade da gastronomia, que proporcionou uma agradável experiência a todos os participantes.

Ao Cruzeiro das Seis Pontes, através da Zita Carvalheiro, pela disponibilidade e pelo acolhimento, proporcionando um dos momentos marcantes desta viagem. Passeio culturalmente agradável.

À TAP Air Portugal, pelo profissionalismo e qualidade do serviço prestado, assegurando uma viagem aérea tranquila e confortável entre a Madeira e o Porto.

Os alunos, docentes e pessoal não docente deixam um agradecimento especial à professora Maria José Mendes, responsável pelo projeto “Olhar o Futuro” e pela organização desta viagem. A sua capacidade de planeamento, liderança, sentido de responsabilidade, disponibilidade e boa disposição foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.

Uma palavra de reconhecimento é igualmente dirigida à assistente operacional Gina Pereira, pelo apoio permanente, disponibilidade e colaboração ao longo dos cinco dias, revelando-se um elemento essencial na logística e no acompanhamento do grupo.

Aos alunos participantes, pelo comportamento exemplar, sentido de responsabilidade, pontualidade, respeito e delicadeza demonstrados ao longo de toda a viagem. A forma como representaram a escola contribuiu decisivamente para o sucesso desta experiência e merece o reconhecimento de todos.

A todos os que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a concretização desta viagem, fica o nosso profundo agradecimento.

Esta viagem deixou também uma mensagem importante: o ingrediente secreto para um convívio saudável, marcado pela boa disposição e pela energia positiva, está nas emoções que cultivamos. Tal como uma salada portuguesa ganha sabor com a variedade das suas cores, também a vida se torna mais rica quando juntamos o verde da esperança, o amarelo da alegria, o vermelho da coragem e da amizade, o laranja da partilha, o roxo da empatia e o branco da paz. Foram estas “cores das emoções” que ajudaram a tornar esta viagem ainda mais especial.

Esta experiência ficará certamente na memória de todos os participantes como um momento de aprendizagem cultural, partilha de fortes emoções e experiências, fortalecimento de laços afetivos, demonstrando que a escola também se constrói através de vivências que complementam a formação escolar e humana dos seus alunos.

Projeto “Olhar o Futuro”

Leave a Reply

Up ↑

Discover more from Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading