EB23 Caniço tem 6 agentes na final do AgenteX

No passado dia 10 de maio decorreu a prova de seleção do AgenteX  Mini.  Neste dia, 5 alunos do 2º Ciclo ficaram apurados, juntando-se assim a 1 aluna do 3º Ciclo finalista na categoria AgenteX Max .

O AgenteX é um campeonato de resolução de problemas de Matemática destinado aos alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos de escolaridade, das escolas, públicas e privadas, da Região Autónoma da Madeira (RAM). Esta iniciativa pretende ser um complemento ao processo de ensino/aprendizagem da Matemática, através da resolução de problemas matemáticos que desenvolvam o raciocínio lógico e abstrato, o gosto pela disciplina e a capacidade de utilização da Matemática como interpretação do meio envolvente, promovendo, em simultâneo, o espírito de competição e iniciativa.

Os alunos foram convidados, quinzenalmente, a resolver um caso com o AgenteX, a pares ou individualmente, totalizando deste modo a investigação matemática de 10 casos.

No dia 18 de Junho, os alunos Samuel Ribeiro (5º3), Maria Teixeira (5º4), Nuno Silva (5º10), Constança Lima (6º7), Petra Batista (6º8) e Francisca Lameirinhas (7º2), irão representar a nossa escola na final do AgenteX. Devido à situação pandemia que estamos a viver, esta final será realizada em cada escola participante. Estes investigadores estão de parabéns, apesar do ano atípico que tivemos, estes alunos mostraram empenho, resiliência e dedicação, revelando através da matemática formas de ajudar o AgenteX a resolver os casos apresentados.

OFMatic e Darcília Almeida