Poesia ao Cubo e A(Mar)

As professoras de Português de 8ºano (Ana Paiva, Lília Mendonça, Lucilina Freitas e Sónia Baptista), o Projeto Cultural Fado (Eduardo Oliveira – viola, Pedro Martins – guitarra portuguesa; D. Ariete e D. Gina – fadistas), a disciplina de Matemática (Marlene Silva) e o Clube OFMatic dinamizaram uma atividade interdisciplinar, que culminou com uma exposição alusiva à Poesia, denominada “Poesia ao Cubo e A(Mar)”, que decorreu de 17 a 28 de maio.

Esta atividade consistiu em trabalhar os poetas portugueses, integrantes na planificação do 8º ano, que, tantas vezes tendo cantado o mar e os seus desafios, seriam agora alvo de novas interpretações dadas pelos alunos, com a construção de poemas “À maneira de…”.

Atendendo que no dia 20 de maio foi comemorado o dia Europeu do Mar, a Professora de Matemática do 8.º 5 incluiu a atividade proposta pelo clube OFMatic (“Amar o Mar”) neste projeto interdisciplinar e propôs aos alunos a construção de barcos e peixes em origami.

Os mesmos foram colocados em painéis, utilizando isometrias (reflexão deslizante e translação), e foram enriquecidos com versos e estrofes de poetas portugueses, que remetiam para o Mar. A atividade culminou com um miniconcerto de dois fados “Tudo isto é fado!” e “Passeio à Mouraria”, que se realizou no dia 27 de maio, das 13h45 às 13h55, no Hall do 1º piso, no bloco antigo, dirigido aos alunos, que os ouviram nas respetivas salas.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: