Exposição: “Friso sobre as eras geológicas e evolução do ar atmosférico”

Na última semana do mês de maio, o grupo disciplinar de Ciências Naturais de 7º ano, realizou, em parceria com o grupo de Físico-química, uma exposição denominada: “Friso sobre as eras geológicas e evolução do ar atmosférico” que nos transportou para a reconstituição da vida na Terra.

Colaboraram também neste projeto, a disciplina de Matemática com elaboração de origamis, a disciplina de Português com pesquisa de informação sobre espécies que viveram no passado e a disciplina de História com uma alusão a monumentos construídos pelo homem. Os alunos das turmas do 7º ano  de escolaridade, selecionaram e pintaram os seres e ambientes que constaram da linha do tempo e ao longo da semana foram delineando a escala do tempo geológico, a qual serviu de base para o trabalho interativo realizado.

A história da Terra encontra-se escrita nas rochas com milhões de anos (M.a.). Em condições muito especiais, formaram-se fósseis, vestígios de que existiram seres vivos diferentes, no passado. Essas provas podem aparecer de várias formas, em moldes internos, ou externos, sobretudo a partir de conchas, conservação, em gelo e âmbar e mineralizações, ou seja, substituição de materiais orgânicos por minerais, onde o resultado é por exemplo um tronco ou um osso, mineralizados. Todos estes modos de fossilização nos mostram o que aconteceu no passado no nosso planeta, os ambientes vividos, e o seu modo de vida. Além dos fósseis as rochas guardam outras informações como a separação dos continentes, as marcas de transgressões e regressões, relativas à subida e descida do nível do mar ao longo do tempo, a ocorrência de glaciações e episódios de vulcanismo intenso que podem explicar algumas extinções que ocorreram ao longo do tempo geológico. A datação de todos estes materiais (fósseis e rochas) informam-nos sobre o tempo geológico que é representado em M.a. na escala do tempo geológico, uma reconstituição da vida na Terra.  

O grupo de CN de 7º ano

Made with Padlet

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: