A turma 8º5 mete mãos à obra na limpeza dos espaços envolventes à escola

No passado dia 08 de junho de 2021, integrado no projeto Eco-Escolas, a turma do 8º5 realizou uma campanha de recolha de lixo e limpeza dos espaços envolventes à escola, atividade interdisciplinar que teve a colaboração das disciplinas de Físico-Química (Susana Barreto); Educação Física (Débora Oliveira); Português (Sónia Baptista) e Geografia (Susana Costa), orientados pela professora Odília Garcês.

Esta atividade teve como objetivo a sensibilização dos alunos para um consumo mais responsável, ajudando a perceber a relação que existe entre o que consumimos e os resíduos que produzimos.

Assim sendo, face à produção diária de “resíduos” resultantes das nossas atividades humanas, pretendeu-se promover a consciencialização ambiental e a interiorização das obrigações de encaminhar, depositar e tratar corretamente o lixo; chamar a atenção para a prática da reciclagem, lembrando que individualmente podemos fazer a diferença, cooperando para a redução da nossa pegada ecológica, contribuindo para a tomada de consciência dos resíduos produzidos e refletindo sobre esse problema.

Os alunos respeitaram todas as medidas de segurança impostas pela pandemia COVID-19, assim como as medidas de segurança individual, ao utilizarem luvas de jardinagem; sacos de lixo e pinças apanha-lixo. No final, foram recolhidos 13 sacos do lixo indiferenciado, sem contar com os resíduos colocados nos diferentes contentores de reciclagem.

Foi possível constatar que esta atividade teve um impacto imediato, na redução dos maus cheiros, redução da propagação de possíveis pragas, diminuição do “ruído” visual e consequente preservação do ambiente da sua cidade, contribuindo para o aumento da qualidade de vida dos munícipes. Sónia Baptista e Susana Barre

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: