Rastreio ao colesterol, glicémia e pressão arterial

No dia 11 de junho o Projeto da Rede de Bufetes Escolas Saudáveis promoveu um rastreio ao colesterol, glicémia e pressão arterial com a turma 9º8 e alguns professores e funcionários, na sala B 3.

Para esta ação a Escola contou com a colaboração da Farmácia do Caniço que disponibilizou o material e os técnicos para a implementação do rastreio.

Estes 3 parâmetros analisados são muito importantes para medir a saúde da população, pois estes identificam doenças cardiovasculares e diabetes, sendo estas as 2 principais causas de morte e de morbilidade em Portugal.

Os fatores de risco como o colesterol, açúcar elevado no sangue e a pressão arterial elevada, entre outros, contribuem para o aumento da probabilidade de sofrer de uma doença cardiovascular ou diabetes.

As doenças cardiovasculares são de vários tipos, sendo as mais preocupantes a doença das artérias coronárias (artérias do coração) e a doença das artérias do cérebro. Quase todas são provocadas por aterosclerose, ou seja, pelo depósito de placas de gordura e cálcio no interior das artérias que dificultam a circulação sanguínea nos órgãos e podem mesmo chegar a impedi-la. Quando a aterosclerose aparece nas artérias coronárias, pode causar sintomas e doenças como a angina de peito, ou provocar um enfarte do miocárdio. Quando se desenvolve nas artérias do cérebro, pode originar sintomas como, por exemplo, alterações de memória, tonturas ou causar um acidente vascular cerebral (AVC).

O controlo dos fatores de risco é a melhor forma de prevenir as doenças cardiovasculares e a diabetes.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: