Semana Promocional das Hortofrutícolas

Na semana de 7 a 11 de junho decorreu no bar dos alunos a Semana Promocional das Hortofrutícolas, promovida pela Rede de Bufetes Escolares Saudáveis.

Os alunos tiveram oportunidade de degustar todos os dias um menu orientado para a promoção das hortofrutícolas, por exemplo, sandes de frango com cenoura, alface e tomate acompanhado de sumo natural de laranja, quiche de alho francês, brócolos, cenoura, ervilhas e iogurte e uma maçã, batido de banana, entre outros.

A fruta, os legumes e as hortaliças devem constituir a base de uma dieta saudável.  Existe evidência científica de que a ingestão de quantidades adequadas destes alimentos (cerca de 400g/dia) diminui o risco de desenvolvimento de diversas doenças crónicas não transmissíveis, tais como doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e obesidade.

São na sua maioria alimentos com função reguladora, que fornecem quantidades apreciáveis de vitaminasminerais, água e fibras alimentares solúveis.

O grupo da fruta é uma excelente fonte de hidratos de carbono simples (frutose) e deve contribuir com 20% da energia diária total, ou seja, uma ingestão de 3 a 5 porções diárias. O grupo das hortícolas fornece cerca de 23% da energia diária total, o que corresponde à ingestão de 3 a 5 porções por dia.

Além disso, estes alimentos são muito versáteis e podem ser consumidos crus, cozidos e em forma de sumo.

Deste modo, a atividade pretendeu alertar os nossos alunos para a importância do consumo destes alimentos diariamente e da diversidade de formas que os podem consumir.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: