Manobras de suporte básico de vida

Nos dias um, quatro e dezassete de junho do presente ano letivo, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais decorreram, na Escola Básica dos 2º e 3 Ciclos do Caniço, várias sessões de sensibilização e demonstração sobre “Manobras de suporte básico de vida”.

Estas ações de sensibilização tiveram como objetivo proporcionar aos alunos do 9ºano e do 6ºano (duas turmas) conhecimentos teórico-práticos dos procedimentos, sequencialmente, corretos da chamada cadeia de sobrevivência, no sentido de, em caso de emergência, poderem cooperar, contribuindo assim, para o aumento da taxa de sobrevivência de vítimas em situação de paragem cardiorrespiratória.

As referidas sessões, conduzidas pelo Subchefe do Corpo de Bombeiros Municipais de Santa Cruz, compreenderam uma parte teórico-demonstrativa e uma componente essencialmente prática. Na primeira parte foram expostos e exemplificados os procedimentos inerentes aos elos que compõem a cadeia de sobrevivência, em particular os de suporte básico de vida e de desobstrução da via aérea, no adulto e nas crianças com idade superior a um ano. Na segunda parte, os alunos colocaram em prática manobras de Suporte Básico de Vida, em manequins, cujas superfícies foram devidamente desinfetadas após cada utilização.  

Os objetivos da atividade foram amplamente atingidos, dado que, foi visível o interesse demonstrado pelos alunos, em particular, na atividade prática, mas também, na colocação de questões pertinentes ao subchefe do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, a quem endereçamos o nosso agradecimento, bem como à Câmara de Santa Cruz, pela disponibilidade e cooperação.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: