Jogos tradicionais: Movimento, Saúde e Qualidade de vida

No dia 01 de outubro 2021, as professoras Margarida Magalhães, Odília Garcês e Susana Barreto, com a colaboração dos professores Derek Freitas e Sónia Baptista, desenvolveram uma atividade interdisciplinar com as turmas 2 e 3 do 9º ano, subordinada ao tema “Movimento, Saúde e Qualidade de vida”, no Anfiteatro da Escola.

Este trabalho interdisciplinar tinha como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância do movimento através da Dança, Jogos Tradicionais, Tabata (exercícios de condição física) e Relaxamento e o seu contributo para a saúde e qualidade de vida. Demonstrou-se ainda que os Jogos Tradicionais e o desenvolvimento de práticas lúdicas e desportivas são uma forma fácil e simples dos alunos se exercitarem e se divertirem.

Tendo a consciência que os Jogos Tradicionais são um marco da cultura portuguesa, que deverá ser preservado e divulgado, os docentes dinamizadores decidiram reavivar essa prática antiga, que passava de geração em geração e articularam a sociabilização entre alunos e professores, visando a diminuição do sedentarismo, mantendo vivas esses jogos e brincadeiras, promovendo as suas potencialidades educativas.

Desta feita, foram executados, no primeiro bloco da manhã, no Anfiteatro da Escola, os seguintes jogos tradicionais: o Jogo do balão; o jogo da corda; o jogo dos pinos; corrida de sacas e corridas com folhas de jornais.

Foi um momento de desenvolvimento harmonioso, desportivo e multicultural, que facilitou o desenvolvimento das competências dos alunos ao nível do saber, do saber fazer, do saber ser, a coordenação motora e também as competências comunicativas entre os grupos, promovendo a preservação do nosso património imaterial.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: