Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro celebra-se o “Dia Mundial da Alimentação”. Com o intuito de celebrar este dia, o projeto RBES expôs, entre os dias 15 e 19 de outubro, no Bar dos Alunos uma Roda dos Alimentos com produtos alimentares. Esta roda foi elaborada pelos alunos da Unidade de Ensino Estruturada.

Posteriormente os alunos da turma 3 do 9º ano preencheram-na com os vários alimentos pertencentes aos diversos grupos da roda.

Também para comemorar este dia, os alunos da Unidade de Ensino Estruturada elaboraram uma salada de fruta com frutas trazidas de casa pelos mesmos.

A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.

É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam Grupos. Cada um dos grupos, apresenta funções específicas e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si.

A Roda dos Alimentos Portuguesa foi criada em 1977 para a Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”. A evolução dos conhecimentos científicos e as diversas alterações na situação alimentar portuguesa conduziram à necessidade da sua reestruturação.

A nova Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária: Cereais e derivados, tubérculos – 28%; hortícolas – 23%; fruta – 20%; lacticínios – 18%; Carnes, pescado e ovos – 5%; leguminosas – 4% e gorduras e óleos – 2%.

A água, estando no centro da roda, está também representada em todos os outros grupos, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo esta imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente, as necessidades de água podem variar entre 1,5 e 2 litros por dia.

Paula Cruz

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: