Aves Marinhas do Arquipélago da Madeira

No dia 17 de novembro, as turmas do 8º (6, 7, 8, 9 e 10) assistiram a uma palestra de sensibilização ambiental, proferida pelos Biólogos, Elisa Teixeira e Tiago Dias, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

O objetivo, foi essencialmente, divulgar e informar os alunos acerca do património natural no que respeita às aves marinhas, existentes no nosso arquipélago e sensibilizar para a conservação do grupo animal mais ameaçado do mundo.  Deste modo, ficamos a conhecer melhor as aves como a Cagarra, a Freira-da-madeira, a Freira-do-bugio, o Patagarro, o Pintainho, o Calcamar, o Roque-de-castro e a Alma-negra. Foram ainda focadas as principais ameaças, com destaque para o lixo marinho, a poluição luminosa e os predadores terrestres introduzidos, assim como devemos agir, para minimizar os referidos problemas.

Após a palestra seguiu-se um Atelier “Conhecer as aves marinhas” o qual constava de um jogo entre as turmas presentes sobre o conhecimento adquirido.

Durante esta semana e até o próximo dia 24, está exposta, no corredor, uma exposição itinerante da SPEA: “Aves marinhas, as suas ameaças e conservação” para toda a comunidade escolar.

As professoras de CN Paula Cruz e Margarida Baptista