Dia Mundial do Xadrez

O Clube de Xadrez da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, celebrou o Dia Mundial do Xadrez, no dia 19 de novembro, um pouco por toda a escola com cartazes alusivos ao tema, jogos com peças de xadrez gigantes e jogos nos tabuleiros do clube.

O Dia Mundial do Xadrez é comemorado no dia 19 de novembro, data de nascimento de um dos maiores xadrezistas de todos os tempos e o terceiro campeão mundial, oficial, de xadrez desde 1921 a 1927, o cubano José Raúl Capablanca (1888 – 1942). O primeiro campeão mundial, oficial, de xadrez foi Wilhelm Steinitz de 1886 a 1894 seguido de Emanuel Lasker de 1894 a 1921.

Os professores José Oliveira e Luís Jorge, responsáveis pelo clube de xadrez da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, começaram por divulgar esta efeméride no dia 17 de novembro através da afixação de cartazes em quase todas as salas da escola e nos placares, interiores e exteriores dos edifícios, da escola de modo a chegar a toda a comunidade escolar, não se concentrando num único ponto da mesma. Na parte da manhã do dia 19 de novembro os alunos puderam jogar com as peças de xadrez gigantes no tabuleiro pintado no chão do recreio da escola e na parte da tarde tiveram oportunidade de aprender e praticar nos tabuleiros do clube, no bar dos alunos, assim como ter o primeiro contacto com os relógios de xadrez.

Estas atividades tiveram o intuito de divulgar a efeméride e o clube de xadrez, despertar a curiosidade e o interesse por um jogo que é, também, considerado uma arte, uma ciência, um desporto de raciocínio, um passatempo interessante e divertido!

                                                                                                 José Oliveira e Luís Jorge

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: